Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 7 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Dengue: período de chuvas acende alerta para aumento de casos no Tocantins
Destaques

Dengue: período de chuvas acende alerta para aumento de casos no Tocantins

Saiba como é feito o diagnóstico da doença, que registrou, até outubro de 2023, 1,6 milhão de casos prováveis no país. Um aumento de 21,4% quando comparado com o mesmo período em 2022.
Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins29 de dezembro de 2023 - 10:183 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O período mais chuvoso no Brasil, na maior parte do país, costuma ocorrer entre novembro e maio. Ao mesmo tempo em que contribuem para amenizar as famosas altas temperaturas, como no Tocantins, favorecem a proliferação do mosquito causador da dengue, que deposita ovos em recipientes com água parada. Além da dengue, o inseto também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil registrou quase mil mortes por dengue confirmadas, e até o fim de outubro, mais de 1,6 milhão de casos prováveis foram registrados. No mesmo período, o Tocantins registrou mais de 2,7 mil casos, com dois óbitos confirmados, de acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado.

Medidas simples como manter calhas limpas, caixas d ́água bem vedadas, colocar areia nos pratinhos dos vasos das plantas, virar garrafas de cabeça para baixo e descartar lixos, entulhos e pneus em locais adequados, são decisivas para evitar a proliferação do mosquito.

Os sintomas mais clássicos da doença, segundo o infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Marcelo Cordeiro, são febre, dores musculares e articulares, atrás dos olhos, nas costas e no abdômen, além de fadiga, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. “Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para a síndrome do choque da dengue, que pode levar o paciente ao óbito”, alerta o médico.

Conforme Nayara Borba, biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de diferentes exames. “Temos os exames: antígeno NS1 e anticorpos IgG e IgM, que são testes rápidos, com resultado em até 1 dia útil. A detecção do vírus pode ser feita também por PCR e o PCR Combo, para a detecção de três vírus – dengue, zika e chikungunya, – ambos com resultado em quatro dias úteis. Realizamos a coleta em todas as unidades e, para garantir a comodidade do cliente, há a opção do atendimento móvel”, explica

A biomédica detalha ainda que, dentre os exames disponíveis para confirmar a doença, o NS1 tem a eficácia de detecção logo após o surgimento dos sintomas, já que a proteína está presente em grandes quantidades no sangue de pacientes com dengue, indicando uma fase aguda e ativa. “A sensibilidade do teste é mais alta no terceiro dia de febre. Quando o NS1 não está presente e há suspeita da doença persistente ou em pessoas com mais de cinco a sete dias de sintomas, recomenda-se fazer um exame de sangue após o sétimo dia, buscando anticorpos IgM. A detecção de IgG, comum na reinfecção, normalmente não acontece antes do nono dia dos sintomas. Portanto, a presença de IgG no início da doença pode indicar uma possível reinfecção”, ressalta Nayara Borba.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

HABILITAÇÃO Tocantinenses já economizaram R$ 11,3 milhões com gratuidade do curso teórico para CNH desde dezembro

6 de maio de 2026 - 20:11

Gestão de Wanderlei Barbosa é aprovada por 83% dos tocantinenses, aponta Nexus

6 de maio de 2026 - 18:35

Polícia Civil do Tocantins recupera máquina agrícola de R$ 350 mil no Maranhão

6 de maio de 2026 - 17:09

Ataídes nega uso de estrutura profissional e recorre contra decisão que removeu vídeos de pré-campanha

6 de maio de 2026 - 16:53

Mulher é agredida após tentar impedir violência contra criança em supermercado

5 de maio de 2026 - 18:04

Dorivã Passarim leva música tocantinense à China com apresentação marcante em festival internacional

5 de maio de 2026 - 17:46
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.