A iniciativa contou com a participação de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino, de representantes da Odebrecht Ambiental | Saneatins e da prefeitura Municipal de Gurupi.
“É uma parceria feita com o município e com as escolas com o objetivo de comemorar o Dia da Arvore e a Odebrecht Ambiental | Saneatins, por ser ambiental, tem esta responsabilidade com a sociedade. Está ação de comemorar o Dia da Arvore estamos fazendo há bastante tempo e neste ano estamos aqui no Parque Mutuca, em parceria com a Prefeitura, plantando árvores frutíferas e nativas, aliado com um trabalho de conscientização ambiental com as crianças por meio de palestras e conhecendo a nossa estação de tratamento”, explicou o Analista Comercial da Foz|Saneatins, Leandro Ramos.
Criação de um bosque
O diretor do Meio Ambiente da Prefeitura de Gurupi, Kleverson Portilho Vieira, afirmou ao Portal Atitude que a prefeitura pretende criar um bosque no local para dar mais conforto e qualidade de vida aos idosos e demais freqüentadores do local.
“Como temos aqui a academia da Terceira Idade e a nossa idéia e transformar a área verde em um bosque para que as pessoas possam ter um local de lazer e de descanso com sombra como tem na área do Parque Mutuca”, explicou.
Kleverson afirmou que foram plantadas 100 mudas de árvores frutíferas e de espécies nativa do cerrado. “Nosso foco foi espécies frutíferas como manga, abacate, caju, pitanga e outra espécies para embelezamento como jacarandá, ipê, flamboyant, jacarandá, açaí, aroeira e uma muda de Pau-brasil que foi replantado (no monumento em desenho de mãos, que simboliza a paz). A nossa idéia é difundir espécie do cerrado e árvores frutíferas para as pessoas possam colher um caju no pé da mesma forma que acontece na área do parque Mutuca com o Açaí – que foi uma espécie plantada há quatro anos e hoje a população colhe leva para casa para retirar a poupa”, disse.
A aluna Mariana Vitória Alves de 8 anos, que ajudou a plantar o pau-brasil ficou contente com a ação. “Achei muito legal plantar essa árvore, muito boa ideia”, disse. Marcos Eduardo da Silva, 9 anos, afirmou que gosta de preservar o meio ambiente. “Ter sombra e frutos para a gente. Lá em casa tem muitas arvores e eu gosto muito delas. É sempre bom preservar”, afirmou o estudante.