“A convite da Escola Municipal Antônio Lino, do Coordenador Davi Abrantes e do professor Wylker Saraiva foi realizada uma aula de Educação Física com a metodologia conhecida como “corporeidade” cujo autor principal desta é Wagner Way Moreira”. Adriano Rodrigues.
por Adriano Rodrigues da Costa
Há alguns anos e educação física escolar deixou de ser apenas esportivista ou voltada para a aptidão física. Com a escolha e aplicação de metodologias diferenciadas e adequadas a cada faixa etária a aula pode se tornar mais prazerosa, crítica e com a participação de todos. A convite da Escola Municipal Antônio Lino, do Coordenador Davi Abrantes e do professor Wylker Saraiva foi realizada uma aula de Educação Física com a metodologia conhecida como “corporeidade” cujo autor principal desta é Wagner Way Moreira.
Objetivo: Conhecer a história e a prática de esportes pouco populares no Brasil, neste caso; o Baseball, tênis e golfe. Conceito: conhecer o contexto histórico do baseball, tênis e golfe e a dinâmica de jogo. Procedimento: compreender a historicidade de esportes poucos populares no Brasil, e vivenciar cada esporte na prática. Atitudinal: reconhecer e valorizar os esportes pouco populares no Brasil.
Metodologia de ensino: no 1° momento; apresentar o histórico sobre as modalidades propostas. 2° momento: na parte prática da aula, dividir os alunos em três grupos e entregar os respectivos materiais. Observar como está acontecendo a prática, o professor neste momento é o mediador, respeitando a forma em que os alunos escolheram jogar. 3° momento; durante a aula é feito um rodízio entre as três estações esportivas, assegurando que todos alunos vivencie as três modalidades. Recursos: 2 luvas de baseball, rede de vôlei, 2 raquetes de tênis, 3 bolas de tênis, 4 tacos e 4 bolas de golfe. Avaliação: reunir os alunos em um círculo de conversa, ouvir deles sobre a vivência na aula. Identificar se houve o envolvimento e participação de todos.
São muitas as possibilidades de trabalhar a Educação Física escolar e tornar a aula prazerosa, crítica e com a evolução e participação de todos. Escolha a metodologia adequada e torne suas aulas cheias de conhecimento em uma viagem de inovação e oportunidades. Professor Adriano Rodrigues da Costa.