Um grupo de acadêmicos do curso de Odontologia enviou à redação do Portal Atitude, depoimentos, filmagens e fotos em que eles pedem providências para ser resolvido alguns problemas para garantir a biossegurança da clínica.
“Eles reformaram por fora só pra passar um boa impressão, mas por dentro, as clínicas estão uma bagunça. Um dos focos de luz caiu no rosto de um paciente e queimou a testa dele”, disse um das acadêmicos que pediu para ter o nome preservado para evitar suposta retaliação.
Reclamaram ainda da situação das cadeiras e das condições de segurança do aparelho de Raio X.
“Há muitos anos falaram que iam arrumar e trocar aquelas cadeiras, mas até agora, nada. A parede de Raio X não tem chumbo. Só tem um avental de chumbo para o paciente e caindo os pedaços. Para nós não tem nenhuma proteção”, denunciou.
Outra reclamação dos acadêmicos é em relação aos sugadores odontológicos das clínicas.
“Uma acadêmica relatou que voltou sangue pelo sugador. Sujou ela todinha de sangue. Se ela não tivesse prestado atenção ia voltar o sangue todo na boca da paciente. E é a segunda vez que acontece isso”, disse.
Eles também denunciam uma suposta acusação da coordenação do curso sobre um suposto sumiço de papeis descartáveis usados durante os procedimentos.
“E ainda a coordenadora vem dizer que estamos levando papel para casa. Praticamente, falando que a gente estaria roubando. Enquanto, faz é faltar e temos que sair doidos atrás de papel”, afirmou.
Em nota, o gestor do departamento de Manutenção da UnirG, Uillian Farias, explicou que a goteira foi uma “foi uma eventualidade resolvida no mesmo dia”.
Quanto ao foco de luz Uilian afirmou que não ouve queda e que “há uma capa que protege a luz do equipamento e alguns alunos a retiram. Neste caso, acompanhado por um técnico de equipamentos da clínica, ocorreu que o aluno ao terminar o atendimento não levantou o foco de luz e o paciente ao levantar-se bateu a testa no equipamento que estava sem a capa”, afirmou.
O responsável pelo departamento de Manutenção da Unirg explicou também sobre a situação das cadeiras odontológicas, Raio X e suportes de papeis.
“Em relação aos mochos (cadeiras) foram adquiridas em 2014 e uma nova remessa está sendo providenciada. Alguns equipamentos como o chumbo para a parede de raio X e os suportes para papel também estão sendo providenciados, já com autorização para compras. A demora na aquisição de peças e equipamentos é devido à falta de demanda dos materiais no Tocantins, sendo solicitados em outros estados”.
Já a coordenadora do curso de Odontogia, Zeila Coelho, informou que “a clínica possui aventais de chumbo novos e em boa qualidade, tendo sido adquiridos há pouco tempo. Em relação à denúncia de ela ter acusado acadêmicos de levar papeis para casa, ela apenas se reuniu com os estudantes, sem acusá-los, relatou o problema da devolução dos papeis e que se continuasse teria que substituir o fornecimento dos rolos por papeis individuais”.
Quanto ao sangue ter voltado no sugador, a coordenadora explicou que foi um caso à parte, em que caiu resíduos de dentes no sugador entupindo o equipamento no momento do atendimento, porém o sugador foi limpo logo após, sendo resolvido o problema.
Confira a nota da Unirg
Conforme o gestor do departamento de Manutenção da UnirG, Uillian Farias, quanto as goteiras, o que ocorreu foi uma eventualidade resolvida no mesmo dia. Referente ao foco de luz não ouve queda, há uma capa que protege a luz do equipamento e alguns alunos a retiram. Neste caso, acompanhado por um técnico de equipamentos da clínica, ocorreu que o aluno ao terminar o atendimento não levantou o foco de luz e o paciente ao levantar-se bateu a testa no equipamento que estava sem a capa.
Em relação aos mochos (cadeiras) foram adquiridas em 2014 e uma nova remessa está sendo providenciada. Alguns equipamentos como o chumbo para a parede de raio X e os suportes para papel também estão sendo providenciados, já com autorização para compras. A demora na aquisição de peças e equipamentos é devido à falta de demanda dos materiais no Tocantins, sendo solicitados em outros estados.
Segundo a coordenadora do curso de Odontogia, Zeila Coelho, a clínica possui aventais de chumbo novos e em boa qualidade, tendo sido adquiridos há pouco tempo. Em relação à denúncia de ela ter acusado acadêmicos de levar papeis para casa, ela apenas se reuniu com os estudantes, sem acusá-los, relatou o problema da devolução dos papeis e que se continuasse teria que substituir o fornecimento dos rolos por papeis individuais.