Wesley Silas
Os vagões saíram vazios de Porto Nacional por volta das 11h da manhã de hoje, chegou em Gurupi por volta das 18h 30min, onde pernoitarão, e amanhã cedo seguem para Anápolis para carregar grãos que retornarão para Porto Nacional.
Conforme foi apurada pelo Portal Atitude, a passagem das locomotivas com 60 vagões que pode atingir 100 toneladas, cada, correspondente a 150 caminhões bitrens, chamou a atenção de algumas pessoas que passavam pela BR-242 e despertou ainda mais nos que querem ver produtos saído do terminal Ferroviário de Cargas da Norte-Sul, que deverá ser anunciado até a próxima sexta-feira, 04, disputados pela empresas Transportadora Trans Siri Ltda e Porto Seco Oeste S.A .
Depois de ter uma licitação deserta em março de 2014 onde a concessão previa dois lotes no valor de R$ 8.432.697,60 e R$ 8.217.000,00, respectivamente pelo período de 30 anos, renovável a critério da empresa vencedora; o Edital deste ano foi mais generoso e teve, apenas, um lote único no valor R$ 8.287.840,00, com entrada de R$ 414.392,00 (90 dias), quatro parcelas iguais de R$ R$ 103.598,00 em 30 dias da publicação do Extrato do Contrato e as outras três anualmente. Os restantes serão divididos em 26 parcelas anuais de R$ 508.727,93, conforme aponta o Edital e a Minuta do Contrato que deverá ser assinado com a empresa vencedora que irá realizar os projetos e as obras das instalações necessárias ao uso da área, bem como às operações acessórias ao transporte tais como: carga, descarga, transbordo, armazenagem e outras, para permitir a logística de transportes da Ferrovia Norte-Sul.
Prejuízos e Lixo
A ferrovia parada tem gerado prejuízos milionários, que vão desde a manutenção e pela falta de uso de um investimento bilionário. Neste período em que a ferrovia está subaproveitada, o que se observa é que o local tem sido usado para depósito de vários tipos de lixo, como embalagem de produtos veterinários, peças de veículos, fraudas descartáveis, pneus, plásticos de materiais publicitários, cadeiras, dentre outros objetos.
No entanto, o Edital e a minuta do contrato prevê que na execução da obra, a concessionária terá que tomar cuidados com a preservação do meio-ambiente, evitando procedimentos que venham a causar impactos ambientais posteriores, tais como: assoreamentos, erosões, contaminações de cursos d’água, do ar e outro.
Prazo da obra
De acordo com o Edital, a empresa vencedora terá o prazo de um ano, a contar da publicação no DOU do Contrato firmado, para colocar em operação, pelo menos, um terminal, mantendo o transporte mínimo de 294.000 t/ano e a partir do segundo a produção mínima anual deve passar a 500.000 toneladas.
Prevê ainda que nas áreas de concessão do Pátio de Integração Intermodal de Gurupi, fica terminantemente proibida a exploração de hotel, motel, hospedaria, restaurantes, bares, estabelecimentos de diversão e congêneres.