da redação
Um projeto para a implantação de hidrovias dos rios Madeira e Tocantins foi anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos junto ao Governo do Tocantins. O objetivo é que a partir da hidrovia, mais de 20 milhões de toneladas de grãos sejam transportadas pelo rio. Para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o fluxo de transportação pela hidrovia deve diminuir a quantidade de caminhões nas estradas.
“Além da agenda ambiental, a gente está falando de uma agenda que dialoga com a sustentabilidade. Nós estamos ajudando na mobilidade urbana porque a cada 25 barcaças, nós estamos tiramos 500 caminhões das estradas. Então nossa ideia é integrar as estradas com as hidrovias para fortalecer o modal de transporte do norte do Brasil”, disse.
Segundo o estado a hidrovia Tocantins-Araguaia é uma das principais vias de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro. A hidrovia é navegável até a HN-100 Rio Amazonas, desde Barra do Garças (MT), na HN-209 Rio Araguaia, ou Peixe (TO), na HN-200 Rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA), privilegiadamente localizada em relação aos mercados da América do Norte, da Europa e do Oriente Médio.
![Ipueiras Projeto prevê hidrovia nos rios do Tocantins para o transporte de produtos Ipueiras Projeto prevê hidrovia nos rios do Tocantins para o transporte de produtos](https://atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Ipueiras.jpg)
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai realizar intervenções necessárias para criar uma infraestrutura inicial. Depois teremos um projeto de concessão para que haja uma empresa responsável por manter o rio com a navegabilidade ao longo de todo o ano. Então são intervenções de dregagem, de sinalização, balizamento, levantamentos hidrográficos, para poder monitorar o canal de navegação”.
Documentos para emissão de licença ambiental foram enviadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Até outubro a liberação deve ser entregue para que a obra comesse no próximo ano. Na região, estudos socioambientais foram feitos para a construção de uma obra desse porte. O DNIT também deve ouvir todas as comunidades ribeirinhas.