Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 16 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Falece Walter Paulo Santiago, um dos co-fundadores da Fafich em Gurupi, hoje UnirG
Cidades

Falece Walter Paulo Santiago, um dos co-fundadores da Fafich em Gurupi, hoje UnirG

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins29 de julho de 2025 - 18:452 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Assim como Jacinto Nunes da Silva (in memoriam), Walter Paulo Santiago e Ney Luz, também foram figuras centrais na criação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich), hoje Universidade de Gurupi (UnirG). Walter Paulo, faleceu na madrugada desta terça-feira (29), aos 83 anos. Natural de Goiânia. Ele foi vice-prefeito de Senador Canedo de 2017 a 2020 e um destacado educador, tendo fundado diversas instituições de ensino em Goiás, em especial no norte goiano.

Por Wesley Silas

A trajetória da Fafich teve início com um encontro significativo entre Walter Paulo e Ney Luz em um posto de combustível em Gurupi. Esse encontro representou o primeiro passo para a criação da faculdade, que contou com o apoio do ex-prefeito Jacinto Nunes. Em um pronunciamento durante a formatura da primeira turma da Fafich, Walter Paulo destacou a importância do jovem Ney Luz, que o inspirou a trabalhar pela realização do projeto educacional.

Walter Paulo Santiago morreu aos 83 anos, em Goiás: Foto / Reprodução Instagram de Walter Paulo

Walter Paulo concluiu o curso Técnico em Contabilidade no Colégio Rui Barbosa em 1968 e posteriormente cursou Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele foi um dos idealizadores da Fafich, que entrou em funcionamento em 1985, oferecendo os cursos de Licenciatura Curta, Pedagogia e Direito. Em 2004, a Fafich foi transformada na Faculdade UnirG e a Fundação Educacional de Gurupi (FEG) passou a se chamar Fundação UnirG.

Em um documento enviado ao Portal Atitude pelo filho de Ney Luz, que também se chama Ney Luz, é relatada a contribuição e os esforços para a criação da Fafich. O filho menciona que, após o encontro com Walter, Ney entrou em contato com o prefeito Jacinto Nunes para discutir os próximos passos, incluindo a coleta de informações sobre potenciais alunos.

Um emocionante discurso de Walter Paulo na primeira formatura da Fafich ressalta a dedicação e o esforço coletivo para a criação da faculdade. Ele recordou: “Relembramos um determinado dia em que o jovem Ney Luz nos pedia para que trabalhássemos no sentido de criar esta faculdade. Nos empenhamos com bastante trabalho e dedicação, e em apenas 90 dias após o Decreto de criação aprovado pela Câmara Municipal, a faculdade estava criada e já com o seu primeiro vestibular

Confira aqui (link) a íntegra do discurso de Walter Paulo para a Primeira Turma da Fafich.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

MPTO cobra concurso público para regularizar quadro de servidores em institutos de Gurupi

15 de março de 2026 - 11:29

Cariri do Tocantins recebe Selo Município Amigo do Futuro em reconhecimento às políticas voltadas à primeira infância

14 de março de 2026 - 15:22

ELMO fortalece mercado imobiliário de Palmas com evento voltado à elite de corretores

14 de março de 2026 - 15:13

Uma trajetória de vitórias: Das pistas à gestão pública

14 de março de 2026 - 07:57

ACIG participa de reunião ordinária da FACIET em Palmas para discutir projetos estratégicos para o associativismo no Tocantins

13 de março de 2026 - 18:56

Reconhecimento: Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

13 de março de 2026 - 00:41
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.