Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 25 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Brasil»Governo sanciona Lei da “profissão multimídia”; entidades de jornalismo e radialismo criticam falta de diálogo
Brasil

Governo sanciona Lei da “profissão multimídia”; entidades de jornalismo e radialismo criticam falta de diálogo

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de janeiro de 2026 - 11:572 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

 

Por Wesley Silas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em 6 de janeiro de 2026, o projeto que institui a profissão denominada “multimídia”, convertido na Lei nº 15.325/2026. A medida, aprovada com tramitação acelerada na Câmara e no Senado, suscitou críticas de entidades representativas de jornalistas e radialistas, que afirmam não ter sido consultadas durante o processo legislativo.

O texto original foi proposto pela deputada Simone Marquetto (MDB-SP) e relatado no Senado pelo senador Alan Rick (Republicanos-AC). Segundo as entidades, a nova lei define atribuições da chamada profissão multimídia que se sobrepõem a competências já previstas nas regulamentações dos jornalistas e dos radialistas, sem estabelecer requisitos de formação, carga horária ou registro profissional específicos.

Representantes dessas categorias alertam que a norma pode gerar insegurança jurídica e ampliar a concorrência entre profissionais, beneficiando empregadores e contribuindo para a precarização das atividades jornalísticas e radiofônicas. As entidades destacam também a preocupação com o contexto de desinformação, afirmando que a criação de uma função genérica, sem critérios técnicos e éticos claros, pode agravar o problema.

As organizações — entre elas a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Movimento Nacional dos Radialistas (MNR) e os sindicatos de radialistas de São Paulo e do Rio de Janeiro — informaram que avaliarão medidas jurídicas para proteger as profissões regulamentadas.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

SEGURANÇA PÚBLICA: É HORA DE DEBATER RESULTADOS, NÃO APENAS DISCURSOS

24 de julho de 2026 - 12:18

Suspeita de integrar execução de homem em casa é presa pela Polícia Civil

24 de julho de 2026 - 10:09

Em evento no sudeste do TO, Vicentinho recebe apoio de prefeitos, vereadores e lideranças

23 de julho de 2026 - 13:53

Homicídio: Jovem de 18 anos morre após ser baleado em Gurupi

23 de julho de 2026 - 13:02

União Brasil afirma que convenção está marcada para dia 5

23 de julho de 2026 - 09:58

Homem é assassinado a tiros em Gurupi na noite desta terça-feira

22 de julho de 2026 - 10:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.