O uso crescente das tecnologias educacionais e as transformações nas políticas globais do setor têm despertado a necessidade de inovação nas instituições e sistemas de ensino, além de ressignificar os papéis dos gestores escolares. Tendo em vista esse cenário, a Fundação Santillana, em parceria com o EL PAÍS e com o patrocínio da Fundação Telefônica Vivo, debate esse e outros assuntos no Seminário Internacional “Liderança e Inovação na Educação”, realizado neste final de semana, no auditório da Telefônica Vivo, em São Paulo.
O evento foi realizado no auditório da Fundação Telefônica Vivo, em São Paulo, e discutiu as práticas inovadoras para a eficiência na gestão educacional, com a participação de David Albury, Maria Beatriz Luce e outros renomados especialistas como o da gurupiense Adriana Aguiar.
“Foi com muita satisfação que participei hoje pela manhã em São Paulo de um painel interativo e motivador durante o Seminário Internacional ” Liderança e Inovação na Educação”. Falei sobre meu trabalho na Educação do estado do Tocantins , abordando também o trabalho que estamos desenvolvendo na Educação Profissional Rural, frente a Diretoria Técnica do Senar/TO. Agradeço imensamente o jornal EL PAIS e a Fundação Santillana pelo convite!”, disse Adriana Aguiar ao Portal Atitude.
O inglês David Albury foi o convidado especial do evento e ministrou a palestra “Inovação e Educação no Governo: perspectivas internacionais”, em que evidencia o que diferentes países têm feito em inovação e liderança na educação, visando formar uma “comunidade global de agentes de mudança”. David é diretor da Innovation Unit e consultor do GELP (Global Education Leader’s Partnership), grupo que reúne líderes de sistemas educacionais de vários países. Segundo o especialista, o Brasil é o país com o maior número de experiências educativas inovadoras em toda a América Latina. Albury também ressalta a importância de envolvimento dos alunos nesse processo de ensino e aprendizagem no contexto do século 21. Entre os princípios norteadores desse novo modelo educacional destaca a personalização, a integração, a colaboração, a conectividade, a cocriação e o empoderamento do estudante.
O encontro contou com cerca de 250 profissionais da área de educação, entre gestores de instituições educacionais públicas e privadas, pesquisadores e lideranças de estados e municípios que compartilharam experiências de sucesso realizadas no Brasil, na América Latina e no cenário mundial. (Com informações da Fundação Santillana).