Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 14 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Itamar Dante Zoch: Um legado de amizade e contribuição para Gurupi falece aos 78 anos
Cidades

Itamar Dante Zoch: Um legado de amizade e contribuição para Gurupi falece aos 78 anos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins22 de agosto de 2025 - 11:012 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Faleceu nesta sexta-feira, 22 de agosto, em Gurupi, o engenheiro Itamar Dante Zoch, aos 78 anos. Com uma trajetória marcante na cidade, Itamar foi um dos idealizadores do slogan “Gurupi – Capital da Amizade”, contribuindo significativamente para a história local a partir de sua chegada na década de 1980. Sua atuação se destacou na administração do então prefeito Joaquim Pereira da Costa (in memoriam), e, ao assinar projetos emblemáticos como o antigo prédio do Fórum, o Colégio Arizinho, além de várias obras residenciais e comerciais em Gurupi.

Por Wesley Silas

Natural de São Paulo e formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília em 1976, Itamar trouxe sua criatividade e visão arrojada para o desenvolvimento da cidade. Ele participou de iniciativas importantes, como a continuidade do Parque Mutuca durante a gestão do ex-prefeito Tadeu e chegou a projetar um shopping na área que atualmente abriga o Shopping Araguaia.

Em sua vida pessoal, Itamar enfrentou desafios. Divorciado e sem herdeiros, ele lidou com o luto pela perda de sua única filha. Em um gesto de altruísmo, criou em 2019 o Resort Madre Teresa de Calcutá, um projeto sem fins lucrativos destinado ao cuidado de idosos, doando seu patrimônio de cerca de 4 milhões de reais, na época, para sustentar a instituição.

Após uma profunda depressão e acometido por problemas pulmonares, Itamar estava hospitalizado, mas infelizmente não resistiu. Pessoas próximas destacaram sua genialidade e lamentaram seu isolamento nos últimos anos. O engenheiro será velado e enterrado no Cemitério São José, popularmente conhecido como Cemitério Novo, localizado na BR-242, saída para Peixe.

O legado de Itamar Dante Zoch perdurará em Gurupi, ancorado nos valores de amizade e dedicação à comunidade que tanto prezava em vida; porém terá um velório simples que está sendo feito com ajuda de amigos.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Cariri do Tocantins recebe Selo Município Amigo do Futuro em reconhecimento às políticas voltadas à primeira infância

14 de março de 2026 - 15:22

ELMO fortalece mercado imobiliário de Palmas com evento voltado à elite de corretores

14 de março de 2026 - 15:13

Uma trajetória de vitórias: Das pistas à gestão pública

14 de março de 2026 - 07:57

ACIG participa de reunião ordinária da FACIET em Palmas para discutir projetos estratégicos para o associativismo no Tocantins

13 de março de 2026 - 18:56

Reconhecimento: Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

13 de março de 2026 - 00:41

MPTO investiga série de denúncias de irregularidades contra o prefeito de São Valério, Wada Franciel

12 de março de 2026 - 23:34
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.