Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 13 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Araguaina»Lago Azul de Araguaína: Um exemplo de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável
Araguaina

Lago Azul de Araguaína: Um exemplo de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de junho de 2024 - 17:124 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

Nos últimos três anos, o Lago Azul de Araguaína tem sido palco de um esforço contínuo de repovoamento, resultando na introdução de mais de 130 mil novos peixes em suas águas. Essas ações fazem parte do Projeto Lago Vivo, que visa a restauração e conservação dos ecossistemas locais.

A pretensão é devolver ao lago espécies nativas, como tambatinga (caranha), piau e surubim, extintas no local

 Iniciativas de Preservação Ambiental

Para marcar o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Araguaína liberou mais nove mil alevinos no Lago Azul. Desde 2021, o projeto já reinseriu mais de 130 mil peixes originários da região amazônica, contribuindo para o repovoamento da bacia do Rio Lontra. A meta é atingir 200 mil alevinos de espécies nativas como tambatinga (caranha), piau e surubim, extintas no local devido à pesca predatória.

“Essas ações integradas em prol do meio ambiente, contribuem para que o lago e a prainha possam ser, no futuro, mais um centro de lazer e atrativo econômico para Araguaína”, disse o prefeito Wagner Rodrigues

O prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância dessas iniciativas para o futuro da região. “Com o monitoramento contínuo da qualidade das águas e a parceria com o novo shopping da cidade, estamos desenvolvendo um projeto de reestruturação da Prainha da Via Lago, que incluirá um espaço para banho, quadras de vôlei e outras novidades,” afirmou Wagner.

 Arborização e Educação Ambiental

Além das ações no Lago Azul, a prefeitura está implementando o Plano de Arborização Municipal, com o plantio de mais de 450 mudas de espécies nativas como ipê, sucupira, axixá e buriti na região da prainha da Via Lago.

O Viveiro Municipal distribui gratuitamente mudas de mais de 15 espécies nativas do Cerrado, como as que foram doadas para os alunos do Colégio Santa Cruz, que fizeram o plantio no Parque Cimba

Edgar Farias, estudante de Agronomia da Unopar e parceiro do Projeto Lago Vivo, ressaltou o valor educativo dessas ações. “Participar destas atividades é fundamental para adquirirmos experiência e conhecimento na área de piscicultura,” disse.

Monitoramento e Sustentabilidade

O Projeto Lago Vivo também inclui um conjunto abrangente de ações, como a limpeza do lago, levantamento da fauna aquática, e estudos de carga de peixes. A iniciativa proíbe a pesca predatória, promove o plantio de árvores às margens e conscientiza a população sobre a importância da preservação.

O Laboratório de Águas de Araguaína (Laboara) realiza análises regulares das águas da prainha para garantir a balneabilidade e identificar riscos de poluição. Boletins mensais informam sobre locais aptos para banho.

“Com a reprodução dessas espécies, espera-se que, em alguns anos, a qualidade da água e a balneabilidade da praia melhorem, possibilitando a retomada segura das atividades de banho na área”, disse Orialle Barbosa.

Orialle Barbosa, diretor de fiscalização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, enfatiza os impactos positivos dessas ações. “Com a reprodução dessas espécies, esperamos que a qualidade da água e a balneabilidade da praia melhorem, possibilitando atividades seguras na área,” explica.

 Regulamentação da Pesca e Fiscalização

A pesca no Lago Azul é regulada pelo Decreto nº 161/2019, que permite apenas a pesca esportiva e institui o Cadastro de Pesca Esportiva e a Carteira de Pescador Esportivo. A fiscalização é realizada pela Prefeitura, ASTT, Naturatins, Polícia Militar Ambiental e Ibama. Infrações podem resultar em multas, suspensão de licenças e apreensão de materiais.

Projeto de Saneamento Integrado

O Águas de Araguaína é um projeto de infraestrutura urbana focado na preservação de nascentes e cursos d’água, financiado pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. O projeto inclui a instalação de asfalto e drenagem, construção de bacias de detenção e parques urbanos.

Envolvimento Comunitário

O viveiro municipal distribui gratuitamente mudas de mais de 15 espécies nativas do Cerrado, promovendo o plantio e a adoção de árvores pela comunidade. Tamires Maia, supervisora pedagógica do Colégio Santa Cruz, enfatiza a importância da conscientização ambiental. “A Secretaria do Meio Ambiente explicou a importância de ações como a preservação do ambiente e o descarte adequado de lixo para que as crianças compreendam a necessidade de cuidar do meio ambiente,” disse Tamires.

O esforço coletivo e contínuo da Prefeitura de Araguaína e suas parcerias no projeto Lago Vivo e outras iniciativas de preservação ambiental estão criando um legado sustentável para as futuras gerações, demonstrando que é possível aliar o desenvolvimento urbano à conservação da natureza.

Araguaína Lago Azul Meio Ambiente
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Opinião: “O Tocantins precisa olhar para o Catar com visão de futuro”, Tom Lyra

12 de maio de 2026 - 22:44

Ex-secretária de Educação de Carlesse, Adriana Aguiar oficializa apoio a Gutierres Torquato

12 de maio de 2026 - 20:14

Pesquisa do IFTO divulga análise semestral de preços e acessibilidade da cesta básica nas periferias de Gurupi

12 de maio de 2026 - 19:10

Cavalgada da 51ª Expo Gurupi mobiliza forças de segurança e reúne comitivas em reunião geral de alinhamento realizada nesta segunda-feira

12 de maio de 2026 - 18:15

Eduardo Fortes e direção do HRG recebem novo tomógrafo que modernizará diagnóstico por imagem em Gurupi e região

12 de maio de 2026 - 11:11

Professora Dorinha promete romper com “coronelismo” no Bico do Papagaio e diz que fará “a melhor gestão do Brasil”

12 de maio de 2026 - 10:04
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.