Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 10 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Mudança de relator no STF intensifica questões jurídicas de Wanderlei Barbosa
Notícias

Mudança de relator no STF intensifica questões jurídicas de Wanderlei Barbosa

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins29 de setembro de 2025 - 08:162 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O imbróglio jurídico que envolve o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ganhou novas direções em Brasília. Até a última sexta-feira, 26, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não havia se pronunciado sobre o habeas corpus apresentado pela defesa do governador, que busca reverter a decisão que resultou em sua suspensão do cargo por 180 dias. Diante da ausência de uma decisão, o caso agora será redistribuído ao ministro Luís Roberto Barroso, que irá deixar a presidência da Corte na próxima segunda-feira, 29, para retomar suas funções na 2ª Turma.

Essa mudança de relatoria transcende os trâmites burocráticos e introduz uma nova dinâmica política e jurídica no STF. Ao não emitir uma decisão monocrática ou liberar o caso para um julgamento colegiado, Fachin transferiu a responsabilidade da análise para Barroso, que voltará a compor a 2ª Turma ao lado dos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou contra o habeas corpus, apresentando um parecer no dia 23. O órgão enfatizou a importância de manter o afastamento, inicialmente determinado em decisão monocrática pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e que foi posteriormente confirmado pela Corte Especial dessa instância.

As acusações que pesam sobre Barbosa são graves, englobando frustração ao caráter competitivo de licitação, peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. As investigações revelam a existência de um esquema de desvio de recursos destinados à compra de cestas básicas para programas de assistência social no Tocantins, que ocorreu entre 2020 e 2021.

No cenário político, a incerteza prolonga o vácuo de poder no Palácio Araguaia e acirra as disputas nos bastidores. Com a permanência de Laurez Moreira (PSD) como governador em exercício, sua importância tende a aumentar na ausência de uma solução imediata no STF.

Com Barroso assumindo a análise do caso, há expectativas de que o processo avance de forma mais eficiente. Entretanto, a complexidade das acusações e a variedade de pontos de vista dentro da 2ª Turma indicam que a jornada judicial de Wanderlei Barbosa está longe de chegar ao fim.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Crise externa pressiona o campo e Dorinha defende solução efetiva para dívidas rurais

8 de maio de 2026 - 15:31

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes apresenta projeto e emenda para reduzir juros do Pronampe e aliviar dívidas de pequenos empresários

8 de maio de 2026 - 14:57

Coronel Márcio Antônio Barbosa apresenta propostas para Câmara Federal em Gurupi

8 de maio de 2026 - 11:45

Confronto em fazenda após invasão de vereadora termina com boletim de ocorrência registrado por prefeito de Paranã

7 de maio de 2026 - 23:14

Sudeste: Lideranças de Almas formalizam apoio à pré-candidatura de Vicentinho Júnior

7 de maio de 2026 - 17:49

Polícia Penal transfere 20 detentos condenados da Unidade de Gurupi para Cariri do Tocantins

7 de maio de 2026 - 16:51
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.