Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Nota da UnirG destaca uso do Enamed para aprimorar curso de Medicina e reforça compromisso com qualidade
Cidades

Nota da UnirG destaca uso do Enamed para aprimorar curso de Medicina e reforça compromisso com qualidade

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de janeiro de 2026 - 10:052 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail


Por Wesley Silas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta segunda-feira (19) os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Nesta edição, 351 cursos de Medicina do país foram avaliados. Desse total, 107 ficaram nas faixas 1 e 2, classificadas como insuficientes, o que pode resultar em medidas regulatórias, como redução de vagas, restrições de funcionamento e limitações de acesso a programas federais, conforme as normas de supervisão e regulação do MEC.

No Tocantins, obtiveram conceito 2:

– Afya Faculdade de Porto Nacional
– Afya Centro Universitário de Araguaína
– Universidade de Gurupi (UnirG)

Nota Oficial da UnirG

Em nota oficial, a Universidade de Gurupi – UnirG se manifestou sobre o resultado do Enamed, no qual o curso de Medicina da instituição obteve Conceito 2. A Universidade ressalta que se trata de uma avaliação inaugural, ainda em processo de consolidação no sistema de ensino superior brasileiro:

 “A Universidade de Gurupi – UnirG reforça que o resultado obtido pela Instituição, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Área Médica (Enamed), correspondente ao Conceito 2, trata-se de um instrumento avaliativo inaugural, cujo desenho metodológico e indicadores passam por processos de validação, consolidação e amadurecimento no âmbito do sistema educacional.

A UnirG reconhece o referencial que constitui o Enamed e assegura que já se encontra em processo de qualificação metodológica, com foco na atualização de estratégias de ensino-aprendizagem, que dialoguem de forma mais direta com o modelo adotado pelo Exame.

O objetivo da UnirG é utilizar os dados produzidos pelo Enamed como ferramenta de aprimoramento contínuo, respeitando-se a autonomia universitária e o projeto pedagógico do curso.

A Universidade de Gurupi reafirma o compromisso pela busca da qualidade de excelência do ensino e continua contribuindo e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.”

 O que é o Enamed

O Enamed é uma avaliação anual coordenada pelo MEC/Inep, com participação institucional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O exame tem como finalidade aferir a qualidade da formação médica no país e subsidiar ações de melhoria, supervisão e regulação dos cursos de Medicina.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Reconhecimento: Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

13 de março de 2026 - 00:41

MPTO investiga série de denúncias de irregularidades contra o prefeito de São Valério, Wada Franciel

12 de março de 2026 - 23:34

Iluminação na BR-242 reforça segurança de pedestres, motociclistas e ciclistas na saída Leste de Gurupi

12 de março de 2026 - 21:50

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.