Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 5 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»OABTO cria comissão para apurar conduta de juiz de Augustinópolis
Destaques

OABTO cria comissão para apurar conduta de juiz de Augustinópolis

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de abril de 2025 - 17:113 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) aprovou, nesta sexta-feira (25), a criação de uma comissão especial para analisar a conduta do juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, titular da 2ª Vara da Comarca de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. A decisão foi tomada após um episódio ocorrido durante audiências conduzidas pelo magistrado, nas quais ele interrompeu acintosa e de forma autoritária a atuação da advogada Cássia Rejane Cayres Teixeira.

Por Redação

O episódio, classificado como lamentável pela OABTO, está sendo interpretado como uma violação às prerrogativas da advocacia e suposta violência de gênero, e motivou a entidade a agir institucionalmente em defesa da classe.

Para a procuradora-geral de Prerrogativas, Aurideia Loiola, não há dúvidas que houve violação de prerrogativas no caso da Dra. Cassia Cayres. “O advogado no seu exercício profissional, está no direito de defesa de terceiro. Não é um direito do advogado, mas da própria sociedade, do próprio cidadão. Ser intimidado, a tentativa de calar, é simplesmente impedir o direito de defesa, o direito de contraditório. O que resta ser apurado é em que condições isso tem acontecido lá na região. Em que condições? Esses fatos são mais recorrentes com relação a mulheres advogadas? Há um aspecto institucional de violência de gênero com relação a isso? A comissão vai levantar esses dados, vão observar por que isso está acontecendo de forma tão reiterada e vai trazer o resultado, por meio de relatório, ao conselho, para que daí possamos adotar providências. Porque não se pode calar a advocacia, especialmente a advocacia feminina. Isso seria um grande retrocesso, pontuou a procuradora-geral.

A advogada Cassia Cayres destacou a importância do apoio da OABTO em relação ao seu caso. “Agradeço à OAB, nas pessoas do nosso presidente da seccional, Dr. Gedeon Pitaluga, e da nossa procuradora-geral de Prerrogativas, Dra. Aurideia Loyola. Agradeço a todos os conselheiros, agradeço todas as advogadas e advogados presentes na Sessão do Conselho de hoje e agradeço imensamente por todo o apoio e pela aprovação unânime do requerimento para aprovação dos fatos ocorridos que estão ocorrendo na Comarca de Augustinópolis em relação ao magistrado Ala Ide. Hoje eu me senti extremamente emocionada ao ver, ao sentir todo o acolhimento, todo o apoio, toda a representatividade de nós advogados e advogadas através da OAB”, destacou a advogada.

Reincidência

Essa não é a primeira vez que o magistrado adota uma postura acintosa com advogadas e advogados durante audiências. Relatos de outros profissionais que já teriam enfrentado situações semelhantes serão analisados pela comissão, que terá como missão avaliar os fatos, ouvir os envolvidos, reunir documentação e apresentar um relatório em 30 dias, na próxima Sessão do Conselho Pleno da OAB.

Coordenado pela procuradora-geral de Prerrogativas da OABTO, e integrada por Aurideia Loiola, Kattyane Moreira de Sá, conselheira estadual;

Ana Carla Alves Coelho, conselheira estadual;

Eslany Alves Gonçalves, conselheira estadual;

Samuel da Silva Rocha, conselheiro estadual;

Warlison Felício de Araújo, conselheiro estadual;

Débora Cardoso Mesquita, presidente da Comissão da Mulher Advogada.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

A pedido de coligação, Justiça determina retirada de outdoor com “Emendômetro” em Gurupi

4 de setembro de 2026 - 09:58

Em ato em Gurupi, Eduardo Gomes ataca adversários, defende gestão de Josi Nunes e projeta vitória de Luana Nunes

3 de setembro de 2026 - 22:32

Investigação do Gaeco/MPTO, resulta na condenação de 15 integrantes do Primeiro Comando da Capital no Tocantins

3 de setembro de 2026 - 17:41

Programa de R$ 17,5 milhões para organizações periféricas de Tocantins prorroga inscrições até dia 20 de setembro

3 de setembro de 2026 - 10:57

Anúncio de obras do governo Lula no TO fortalece Laurez e Mourão na disputa pelo eleitorado lulista

3 de setembro de 2026 - 10:09

Deputado constituinte Pastor Jurandir declara apoio a Vicentinho em Colinas do Tocantins

3 de setembro de 2026 - 09:58
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.