Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 13 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Polícia»Polícia Civil e Energisa realizam operação de combate ao furto de energia no sul do Tocantins
Polícia

Polícia Civil e Energisa realizam operação de combate ao furto de energia no sul do Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de junho de 2023 - 08:342 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

A operação mobilizou, aproximadamente, 40 profissionais da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (DRCSP) Palmas e da Energisa.

“A pena para esse tipo de crime vai de um a quatro anos. Nesses casos específicos, todos recolheram fiança de dois salários mínimos e vão responder ao processo em liberdade. Mas, claramente, o valor da fiança demonstra que o crime não compensa”, afirma o delegado titular da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias de Serviços Públicos (DRCSP), João Batista.

Segundo o coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Ricardo Pedrosa, a ligação clandestina de energia elétrica é um crime que coloca a vida das pessoas em risco. “Importante também destacar que a rede elétrica foi projetada para atender um determinado número de clientes. Desvios de energia podem prejudicar todos os usuários, causando sobrecarga na rede, oscilações, quedas de energia e danos a equipamentos e transformadores. Portanto, é fundamental que a população esteja ciente dos riscos e prejuízos associados ao furto de energia elétrica e utilize-a de forma responsável e legal, garantindo a segurança e o bem-estar de todos”, ressaltou. Denunciar casos de ligações clandestinas também é importante, uma vez que todos os usuários acabam pagando pelos custos desses crimes, finalizou Ricardo Pedrosa.

Durante a operação, foram efetuadas oito prisões, 25 interrupções de fraudes e 17 autuações – Foto: SSP/Governo do Tocantins

Dados

De acordo com os dados divulgados, o número de ligações clandestinas de energia elétrica identificadas no Tocantins tem variado nos últimos anos. Em 2020, foram registradas 5.167 ligações ilegais, seguidas por 4.873 em 2021; e 5.318 em 2022. Já em 2023, o número de ligações clandestinas identificadas chegou a 2.231 até maio deste ano.

Dados da Energisa apontam que a quantidade de energia furtada, somente em 2023, daria para abastecer uma cidade do porte de Formoso do Araguaia por 18 meses.

Ao analisar o ranking de gatos no ano de 2023, a cidade de Palmas lidera a lista, com um total de 1.187 casos identificados. Em seguida, Araguaína aparece com 723 ligações clandestinas registradas, enquanto Gurupi contabilizou 321 casos.

Destaque Furto de Energia
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Polícia Penal transfere 20 detentos condenados da Unidade de Gurupi para Cariri do Tocantins

7 de maio de 2026 - 16:51

Polícia Civil do Tocantins recupera máquina agrícola de R$ 350 mil no Maranhão

6 de maio de 2026 - 17:09

Mulher é agredida após tentar impedir violência contra criança em supermercado

5 de maio de 2026 - 18:04

Motoboy morre após ser atingido por linha com cerol na Avenida Maranhão

29 de abril de 2026 - 10:45

Cidade da Polícia Civil em Gurupi: Projeto quer otimizar Segurança Pública com sede no antigo Fórum da cidade

22 de abril de 2026 - 19:20

PRF apreende seis garrafas de “cachaça com maconha” em Paraíso do Tocantins

22 de abril de 2026 - 11:52
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.