Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 31 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Reajuste anual de medicamentos já está autorizado
Notícias

Reajuste anual de medicamentos já está autorizado

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins31 de março de 2026 - 17:002 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Aumentos vão de 1,13%  a 3,81%, dependendo da categoria do remédio

Por Redação

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão responsável pelo controle de preços de medicamentos no Brasil, divulgou os parâmetros que vão orientar o reajuste anual autorizado para o setor. A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31 de março.

 Em 2026, os percentuais máximos de reajuste devem ficar entre 1,13% e 3,81%. Segundo a CMED, esses valores representam  tetos autorizados e não aumentos obrigatórios. “Em 2025, por exemplo, o teto autorizado foi de 5,06%, mas nem todos os medicamentos atingiram esse índice”, exemplifica o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO), Amilson Álvares. 

 O reajuste é definido uma única vez por ano e tem como base a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescida de fatores técnicos estabelecidos pela regulação. Esses critérios têm o objetivo de equilibrar o mercado, evitando aumentos excessivos e garantindo o acesso da população aos medicamentos.

 Na prática, produtos classificados como de alta concorrência (nível 1) são os que poderão ter reajuste de até 3,81% (analgésicos, antibióticos de uso frequente, anti-hipertensivos e antidiabéticos). Já os medicamentos de concorrência intermediária (nível 2) devem registrar reajuste em torno de 2,47%, a exemplo dos indicados para tratamento da saúde mental, anticoncepcionais hormonais e alguns para doenças cardiovasculares. Enquanto os de baixa concorrência (nível 3), a exemplo dos utilizados para doenças autoimunes, inflamatórias e oncológicas, terão aumento máximo estimado em até 1,13%. 

 O CRF-TO lembra aos consumidores que há categorias de medicamentos que não entram no reajuste anual da CMED, como os fitoterápicos e homeopáticos, além dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), como descongestionantes nasais, cremes para assaduras e antiácidos. “E é aí que entra a orientação extremamente necessária  do farmacêutico no balcão, para que o uso do medicamento, mesmo sem receita, seja adequado à solução da queixa do paciente”, enfatiza a vice-presidente do CRF-TO, Marta Rocha.  

 Para os consumidores que não podem abrir mão de utilizar os medicamentos que estão na lista de reajuste anual, o presidente Amilson Álvares orienta: “ Basta pedir ao farmacêutico que faça a intercambialidade do produto de marca ou referência para o genérico que, de acordo com a lei, deve ser 30% mais barato. Assim, fará economia com segurança”, finaliza.

Reajuste anual de medicamentos
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Leo Barbosa rebate críticas e destaca avanços na educação e infraestrutura do Tocantins

31 de março de 2026 - 17:23

Norte do Tocantins: HDT-UFNT registra mais de 70 atendimentos por acidentes com serpentes em 2025

31 de março de 2026 - 16:38

Após apelo de familiares e cobrança do Portal Atitude, SES-TO autoriza transferência de idoso do Hospital de Alvorada para o Regional de Gurupi

31 de março de 2026 - 09:26

Cariri do Tocantins recebe selo nacional de excelência em assistência social

31 de março de 2026 - 05:56

Governador Wanderlei Barbosa autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

30 de março de 2026 - 21:01

Palmas no topo do ranking: 9 colisões contra postes de energia em 2026

30 de março de 2026 - 17:25
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.