Régis Caio – Especial para o Atitude Tocantins
“O problema é sério e tem que ser resolvido”, assim disse o vereador Gleydson Nato (PR) com relação ao Aeroporto Municipal Jacinto Nunes da Silva, que está com os voos noturnos suspensos por falta de iluminação há quase um mês. Isto se deve a uma falha no gerador do Balizamento, que é um sistema de iluminação instalado ao redor da pista de pouso e permite ao piloto identificar a localização da pista a grandes distâncias durante voos noturnos ou em situações de visibilidade reduzida.
No aeroporto de Gurupi este sistema não está funcionando e vem causando prejuízos principalmente para quem precisa de voos noturnos de emergência, é o caso de pacientes em estado grave e que necessitam de UTIs aéreas para serem transferidos para outras unidades hospitalares.
Ao saber da situação o vereador republicano fez uma indicação solicitando a Prefeitura gurupiense a manutenção estrutural do aeroporto, principalmente com relação ao balizamento noturno.
“A situação é grave precisa-se com urgência de fazer esses reparos, porque aeronaves não podem voar e nem pousar devido a falta do balizamento, e as pessoas doentes e que precisam ser transferidas com urgência em UTIs aéreas no período da noite tem que esperar o dia amanhecer para serem transportados o que pode prejudicar bastante o paciente e seus familiares, realmente é uma vergonha”, afirmou.
O vereador indicou ainda para que seja construído no aeroporto um galpão adequado para o caminhão de combate a incêndio. “O caminhão já foi adquirido, mas está no pátio dos bombeiros porque não existe este galpão no aeroporto local”, ainda segundo o vereador esses problemas estruturais pode dificultar o incentivo de grandes empresários de investirem na cidade.
Resposta da Prefeitura
O órgão municipal é o responsável por administrar o aeroporto e devido a esta situação o administrador do local, Darcy Fonseca, os voos estão suspensos porque houve problema no balizamento. Segundo ele o problema começou no dia 23 de julho, devido um curto circuito no gerador que fornece a energia para as lâmpadas.
“Esse problema já foi detectado e estamos providenciando a manutenção do balizamento garanto que até a próxima terça (25) o balizamento noturno já estará funcionando e os voos voltarão ao normal”, disse o administrador que garantiu ainda que outras providencias na manutenção do aeroporto já estão sendo tomadas e que futuramente serão implantadas “A prefeitura está tendo este cuidado para que todos sejam beneficiados com um aeroporto de qualidade para população gurupiense e da região sul”, concluiu.