Aparentemente alegres três crianças foram flagradas por este Portal de Notícia em uma carroça coletando materiais reciclados em Gurupi. A imagem, aparentemente inocente, dividiu opiniões dos leitores.
No mês de férias escolares flagramos três meninos em uma carroça no centro de Gurupi. A imagem postada na rede social do Portal Atitude gerou um debate e comprovou que a visão conservadora continua arraigada na sociedade, enquanto poucos são os que defendem a erradicação do trabalho infantil.
No Brasil, crianças e adolescentes até os 14 anos de idade são proibidas de trabalharem e. A legislação permite que adolescentes dos 14 aos 16 anos só podem trabalhar na condição de aprendiz.
A legislação é dura; mas, na prática o que todos assistem nas ruas das cidades é um sistema que não oferece meios para que as energias destas crianças, principalmente as que vivem em áreas de vulnerabilidade social, sejam ocupadas com oportunidades por meio de prática esportivas, lazer e culturais. Tenham acesso à saúde, educação, comida na mesa para que, assim, possam ter oportunidade de desenvolvimento integral, principalmente no período de férias escolares ou no período escolar quando estão do lado de fora dos muros das escolas.
Daí surgem inquietações da sociedade (leia abaixo) onde muitos argumentam que é melhor que a criança ou adolescente trabalhe do que ficarem expostos a ociosidade, drogas e criminalidade. Enquanto outros buscam desconstruir tais argumentos ao defenderem a erradicação do trabalho infantil com envolvimento de toda a sociedade.