Muitas coisas aconteceram na história do Tocantins desde que 2.674 transformadores de energia elétrica foram adquiridos na década de 1990 pelo Programa de Eletrificação Rural (PERTINS). Passaram vários governos, de vários grupos e partidos e o patrimônio milionário ainda não foi utilizado e agora deverá ser leiloado, devido ter perdido a finalidade.
Pela segunda vez o Portal Atitude volta a receber reclamação de leitores incomodados com 2.674 transformadores de alta de baixa tensão adquiridos pelo Governo do Tocantins na década de 1990 para serem utilizados no Programa de Eletrificação Rural (PERTINS), até então, não utilizados e depositados a céu aberto no pátio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). No ano de 2014, uma matéria publicada neste Portal de Notícia mostrou que os transformadores estavam depositados em um terreno e depois foram transferidos para o pátio do Dertins, hoje Ageto.
“Na época foi realizada uma licitação internacional para aquisição dos equipamentos que não foram utilizados em sua totalidade”, informou a Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf), por meio de uma nota.
Um levantamento feito pelo Portal Atitude em uma empresa especializada do segmento em Gurupi, mostra que o preço de cada um custa hoje cerca R$ 7.300,00. Para o leitor ter noção somando a totalidade do montante, o valor pode chegar a quase R$ 20 milhões, caso for também levado em consideração cerca de 70 outros transformadores depositados no pátio da Ageto na cidade de Araguaína.
Leilão
Apesar do tempo, aparentemente, os objetos encontram-se conservados e, segundo o Governo do Tocantins, deverão ser leiloados.
“A Seinf informa que está estudando a viabilidade administrativa e a segurança jurídica para realização de um leilão para venda desses bens que são considerados inservíveis para a administração pública”.
Nota
O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf), informa que:
Os transformadores foram adquiridos pela administração pública na década de 1990 para o desenvolvimento do Programa de Eletrificação Rural (PERTINS).
Na época foi realizada uma licitação internacional para aquisição dos equipamentos que não foram utilizados em sua totalidade.
Em abril de 2014 os transformadores foram devolvidos pela Celtins ao Estado e, desde então, estão armazenados nas residências da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) no interior do Tocantins.
A Seinf informa que está estudando a viabilidade administrativa e a segurança jurídica para realização de um leilão para venda desses bens que são considerados inservíveis para a administração pública.