Iniciado ontem, dia 10, com 12 matriculados, o curso representa uma opção que o Ceip Sul disponibiliza aos adolescentes de conquistarem profissão técnica, em curto espaço de tempo, que dará segurança em sua readequação na sociedade.
Com duração de 100 horas, o curso está acontecendo no período da tarde. Segundo Jardel Alves de Sousa, gerente do Sistema Sócioeducativo da Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedesp), a unidade tem 32 internos cumprindo medidas de recuperação, mas somente 12 estavam com documentação solicitada pelo Senai.
Os critérios para estar apto às matrículas nos cursos são apresentação de RG e CPF, escolaridade mínima de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental e ter 16 anos. “Mas a secretaria está providenciando a regularização dos documentos dos internos o mais rápido possível”, avisa Jardel, e ainda enfatiza que os jovens inclusos no curso são recém-chegados à unidade.
O Senai oferece cursos profissionalizantes de Pedreiro, Confeiteiro e Mecânico de Motos, que poderão ser escolhidos para outra etapa. Para o gerente, a reconquista da confiança em seu trabalho, o respeito da família e da comunidade impulsionam os adolescentes infratores a valorizarem a chance de nova capacitação.