Reunião na Câmara Municipal, visitas a duas indústrias, caminhada pelo comércio, encontro com empresários e comício. O presidente estadual do PSDB, senador Ataídes Oliveira, candidato à reeleição, cumpriu uma agenda puxada, nesta quarta-feira (22), em Gurupi. Depois de receber o apoio de 12 dos 13 vereadores da cidade, ele acompanhou o candidato tucano Geraldo Alckmin, na primeira visita de um presidenciável à Capital da Amizade.
por Redação
Ataídes começou o dia com o pé direito, comemorando o compromisso assumido por vereadores do MDB, PROS, PSB, PDT DEM e PSDB com sua campanha. André Caixeta, do PDT, explicou, em nome do grupo, que o apoio é o reconhecimento da atenção e do “olhar diferenciado” que o senador tem tido para com o município, onde começou uma carreira de sucesso como empresário, na década de 80. Ataídes tem o título de cidadão honorário de Gurupi e já destinou mais de R$ 7,6 milhões para habitação, asfalto, saúde e infraestrutura da cidade.
“As lideranças municipais têm uma enorme importância política. São elas que melhor conhecem as demandas da comunidade”, frisou o senador, ao agradecer o apoio dos 12 vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues, do PSB, e do tucano Eduardo Fortes.
Emprego e renda
Já no aeroporto, onde recepcionou o candidato Geraldo Alckmin, o presidente estadual do PSDB resumiu as propostas da Carta Compromisso que norteou a aliança do partido com o PSB, na coligação A Verdadeira Mudança: combate à corrupção e aos privilégios; equilíbrio das contas públicas; qualificação da mão de obra; redução de impostos; adoção de políticas fiscais para atrair mais investimentos para o Tocantins.
“É esse o nosso compromisso com o povo do Tocantins. Vamos juntar forças para ganhar essas eleições e garantir mais emprego e renda para o nosso povo”, declarou o candidato à reeleição.
Ao lado de Alckmin, do prefeito Laurez Moreira, do candidato tucano a vice-governador Oswaldo Stival Júnior e de outras lideranças tucanas, Ataídes visitou a cerealista Bom de Gosto, uma das maiores beneficiadoras de arroz do país, e a Cooperativa de Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), outra indústria de destaque na região.
O senador referendou as palavras do presidenciável do PSDB, que citou as riquezas naturais do Tocantins e chamou o Estado de “campeão do arroz e da carne. ” “Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil e o maior produtor de grãos da região Norte. Tem um rebanho bovino expressivo, de quase 9 milhões de cabeça, terras planas e férteis e um potencial hídrico invejável. O que falta é incentivo para atrair novas empresas e infraestrutura para garantir logística de escoamento da nossa produção. Esse é o nosso desafio e é por isso que vou continuar lutando no Congresso”, afirmou o candidato à reeleição.
Sobrou espaço na agenda para contato direto com moradores e comerciantes, numa caminhada pelo centro da cidade. Em clima animado de campanha, os candidatos conversaram com a população e posaram para fotos, entrando de loja em loja e cumprimentando os eleitores. “É isso que a gente quer, é o político próximo da gente, pra ouvir o que a gente tem pra dizer”, desabafou o mototaxista Ribamar Rocha, que fez questão de apertar a mão do senador Ataídes.
Antes do comício, na Feira Coberta da Rua 13, o último compromisso de Ataídes, ao lado de Alckmin, foi um encontro com os empresários da região, na sede do Sesc. O presidenciável pontuou suas principais propostas de governo e, a exemplo do que tem dito Ataídes, destacou a força do agronegócio e a importância de estimular a competitividade, reduzindo os juros, a burocracia e simplificando impostos.
“´Foi um prestígio para nós recebermos a visita do candidato Alckmin, sem dúvida o mais preparado para tirar o Brasil dessa crise”, resumiu o senador tucano. “Espero estar ao lado de Alckmin, no Senado Federal, para ajudar a recuperar esse país e garantir o desenvolvimento que o Tocantins merece. Essa visita foi muito importante para que ele pudesse conhecer de perto nossas riquezas e nossas necessidades”, completou.