Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 19 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»CPI do INSS tem reviravolta: Ricardo Ayres indicado por Motta perde a relatoria
Política

CPI do INSS tem reviravolta: Ricardo Ayres indicado por Motta perde a relatoria

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de agosto de 2025 - 17:162 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

Em uma reviravolta política de última hora, o deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos) foi preterido da relatoria da CPMI do INSS, que investiga uma fraude bilionária na Previdência Social. A mudança ocorreu após uma articulação da oposição que resultou na eleição do senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da comissão – cargo que estava inicialmente alinhado para ser ocupado por um governista.

A manobra configura um revés significativo para o governo federal e seus principais aliados no Congresso, incluindo os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A INDICAÇÃO FRUSTRADA

A indicação de Ricardo Ayres como relator havia sido anunciada publicamente pelo presidente da Câmara em 15 de agosto, por meio de suas redes sociais, quando desejou “um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país”.

Em entrevistas, Ayres comprometera-se a conduzir um trabalho “técnico, imparcial e transparente”, prometendo investigar todos os envolvidos sem distinção política. O deputado chegou a ser cotado para produzir o documento final da CPMI, com possíveis pedidos de indiciamento.

A ARTICULAÇÃO DA OPOSIÇÃO

A reviravolta concretizou-se horas antes da instalação oficial da CPMI, nesta quarta-feira (20). Bancadas de oposição, com destaque para o PL, uniram-se em torno de um único candidato à presidência. Nomes como Eduardo Girão (Novo-CE) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) articularam o movimento que garantiu 17 votos para Carlos Viana, superando os 14 votos do governista Omar Aziz (PSD-AM).

Com a vitória, Viana exerceu sua prerrogativa de presidente e indicou o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como novo relator. Gaspar é conhecido por sua postura alinhada ao bolsonarismo e anteriormente atuou como relator no processo que livrou o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) de suspensão por tentativa de golpe de Estado.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Eduardo Siqueira Campos assume presidência do Podemos no Tocantins em agenda partidária em Brasília

18 de março de 2026 - 22:22

Wanderlei Barbosa no Senado: o tabuleiro que ninguém quer mexer

18 de março de 2026 - 18:51

Trocas partidárias no sul revelam disputa por espaço nas nominatas e novo cálculo na disputa

18 de março de 2026 - 18:45

Entrada de Eduardo Fortes ao partido Republicanos fortalece grupo governista estadual

18 de março de 2026 - 14:13

Estratégia do Podemos fortalece frente de Dorinha Seabra na disputa pelo Governo

17 de março de 2026 - 19:03

Encontro do PSD no Tocantins coincide com data prevista para anúncio de Ratinho Jr. na corrida presidencial de 2026

17 de março de 2026 - 10:54
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.