Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 28 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Eduardo Fortes aplaude decisão do TJTO que restabelece autonomia da UnirG
Eleições

Eduardo Fortes aplaude decisão do TJTO que restabelece autonomia da UnirG

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de agosto de 2024 - 22:482 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O candidato a prefeito de Gurupi, Eduardo Fortes, manifestou seu apoio à recente decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que anulou porunamidade,  em caráter liminar, uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Gurupi. A lei, que havia sido alvo de contestação por parte do Sindicato dos Professores Universitários de Gurupi (APUG), alterava as regras para a escolha do reitor da Universidade de Gurupi (UnirG).

A lei permitia que o prefeito selecionasse o reitor a partir de uma lista tríplice formada pelos três candidatos mais votados pela comunidade universitária. Ou seja, permitia que docentes que não foram os mais votados fossem empossados pelo chefe do executivo municipal.

Eduardo Fortes, sempre defensor da autonomia universitária, criticou a lei revogada, classificando-a como um retrocesso.

“Essa lei permitia que o mais votado pela comunidade universitária fosse ignorado, o que era um retrocesso. Antes, o reitor era escolhido com base na vontade da comunidade, o que é fundamental para garantir a independência da nossa universidade,” declarou Fortes.

A medida cautelar concedida pelo TJTO restabelece a regra anterior, que assegura que a escolha do reitor da UnirG seja feita a partir de uma única eleição onde  o mais votado pela comunidade acadêmica assuma o cargo de reitor.. O desembargador Eurípedes Lamounier, responsável pela liminar, observou que a interferência legislativa nessa questão era de competência do executivo municipal.

Compromisso com a UnirG

Além de aplaudir a decisão judicial, Eduardo Fortes reafirmou seu compromisso com a preservação da autonomia da UnirG. Para Fortes, ¨¨a independência da universidade é essencial para o desenvolvimento de Gurupi. Além de respeitar a independência da nossa universidade, vamos construir parcerias para que estudantes e professores possam atuar em áreas essenciais como saúde, educação e direito, trazendo benefícios reais para Gurupi,” afirmou o candidato.

A decisão do TJTO é vista como uma vitória para a comunidade acadêmica, que poderá continuar a escolher seus líderes de forma democrática, fortalecendo a UnirG como um centro de aprendizado e liberdade.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Flávio Bolsonaro, Alcolumbre, governador e lideranças nacionais e tocantinenses celebram os 60 anos de Eduardo Gomes

28 de abril de 2026 - 16:57

Em cerimônia prestigiada por líderes do PT e PSD, Laena Brito assume Superintendência da Pesca e projeta Tocantins como polo nacional do setor

27 de abril de 2026 - 22:31

Benchmarking ou Plágio? A linha tênue entre inspiração e reatividade na política de Gurupi

27 de abril de 2026 - 19:58

Pedro Morais surpreende e declara apoio a Lucas Campelo em oposição a Luana Nunes em Gurupi

27 de abril de 2026 - 18:46

Alianças no Sul: Vicentinho Júnior consolida apoios de prefeitos e ex-prefeitos em Alvorada e Figueirópolis

27 de abril de 2026 - 10:16

Secretária da Mulher de Gurupi critica exclusão em evento de Vicentinho Júnior e defende protagonismo feminino real

26 de abril de 2026 - 14:44
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.