Por Wesley Silas
Situações embaraçosas, Republicanos, presidido no Tocantins pelo próprio governador Wanderlei Barbosa no Bico do Papagaio no desenho dos palanques para 2026 e, no sul do Tocantins o Palácio Araguaia vai ter se definir entre apoiar Josi Nunes (UB), presidido pela professora Dorinha e o deputado Eduardo Fortes (PSD), filiado na sigla presidida pelo senador Irajá Abreu, considerado como principal inimigo político do governador Wanderlei Barbosa.

Em 2024 eleitoras e eleitores dos 139 municípios do Tocantins voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores sendo que neste ano ocorre a “Janela Partidária” quando abre um prazo de 30 dias para que parlamentares, neste caso os vereadores, possam mudar de partido sem perder o mandato, sendo assim os deputados estaduais e federais não poderão mudar de partido, conforme de decisão do TSE que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Ou seja, no caso do deputado Eduardo Fortes, considerado o nome que mais ameaça a reeleição da prefeita Josi Nunes não poderá migrar do PSD para um partido governista na janela destinada às eleições municipais, caso contrário poderá perde o mandato de deputado.
Em meios a estes questionamentos, o nome do deputado Eduardo Fortes, apesar de está iniciando na política estadual ele tem sido cortejado pelo vice-governador Laurez Moreira que nos últimos meses tem apresentado o seu filho, Juarez Moreira, em eventos públicos como aconteceu no último final de semana no Campeonato de Futebol Society e da competição de Vôlei do projeto Cooperar 2023, projetos socioambiental da Cooperferigu, presidida pelo carismático empresário Oswaldo Stival, aliado de primeira mão do deputado Eduardo Fortes. Enquanto isso, lideranças ligadas aos dois grupos antecipam uma dobradinha com Eduardo Fortes como candidato a prefeito com Juarez Moreira como vice.

Divergências partidárias II
Os últimos dias foram marcados divergências partidárias na região do Bico do Papagaio envolvendo o Republicanos do governador Wanderlei Barbosa e do presidente da Assembleia Amélio Cayres (Republicanos) e senadora professora Dorinha (UB) com o vice-governador Laurez Moreira após ele filiar opositores do Palácio Araguaia no PDT, entre eles estão o pretenso candidato a Prefeitura de São Miguel, Dr. Fialho, concorrente do prefeito Alberto Moreira que foi coordenador político da candidatura à reeleição de Wanderlei Barbosa e por isso tem o aval para sua reeleição do governador, da senadora e o presidente da ALETO.
“Amigos e amigas de São Miguel. Eu estou aqui com a Senadora professora Dorinha, com deputado federal Vicente Júnior e com o presidente da Assembleia, Deputado Amélio Cayres, para hipotecar cada vez mais forte o nosso apoio e o nosso compromisso com São Miguel e com o prefeito Alberto Moreira. Um companheiro leal, amigo, que sempre nos ajudou e tem de nós este apoio, esse respeito e esse carinho por tudo que fez e faz para São Miguel”, disse o governador Wanderlei em um vídeo direcionado aos moradores de São Miguel.