Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 19 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Federação PP-União avança e pode impactar cenário político do Tocantins
Destaques

Federação PP-União avança e pode impactar cenário político do Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de março de 2025 - 10:312 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

A negociação para a formação da federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil avançou, deixando encaminhada a criação de um novo megapartido do Centrão, que poderá ter papel estratégico nas eleições de 2026. O Tocantins está entre os estados onde as duas siglas devem dividir o comando, assim como Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Atualmente, o PP é presidido no Tocantins pelo deputado federal Vicentinho Júnior, enquanto o União Brasil está sob liderança da senadora Dorinha Seabra Rezende. Com a possível federação, a gestão das duas legendas no estado será compartilhada, o que pode impactar as articulações políticas regionais, especialmente para a disputa da Câmara dos Deputados e ao Senado que no ano que vem terá duas vagas. Atualmente, o próprio Vicentinho que preside os Progressistas já afirmou que pretende disputar o cargo de senador, assim como o deputado Gaguim, que é do União Brasil e é pré-candidato ao senado.

O desfecho das negociações deve influenciar diretamente o rumo das eleições no Tocantins

No Brasil, se consolidada, a federação tornará o novo partido a maior bancada da Câmara Federal, ultrapassando o PL. Hoje, o PP tem 50 deputados e seis senadores, enquanto o União Brasil conta com 59 deputados e sete senadores, incluindo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (AP). Juntos, os partidos somariam 109 parlamentares na Câmara, garantindo a maior fatia do fundo eleitoral para a eleição de 2026 e fortalecendo sua influência nas negociações políticas.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Laurez Moreira defende políticas públicas para descentralizar economia e gerar empregos no interior

19 de maio de 2026 - 09:32

Eduardo Fortes consolida dobradinhas com Fábio Vaz e Luana Nunes na região sul do Tocantins

19 de maio de 2026 - 08:16

Poluição sonora e desrespeito a distâncias legais levam MPTO a recomendar rigor em interdições de ruas em Gurupi

18 de maio de 2026 - 17:23

Tocantins contabiliza 38,5 mil cirurgias desde 2024 pelo Programa Opera

18 de maio de 2026 - 16:56

Prefeitura de Palmas entrega Creas II na região Sul com investimento de R$ 2,1 milhões

18 de maio de 2026 - 16:32

Prefeito e ex-prefeito de Peixe surpreendem cenário ao anunciarem apoio conjunto a Gutierres Torquato

18 de maio de 2026 - 10:53
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.