Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 31 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Economia»Gleydson Nato apresenta PL que isenta ITCD  em doação de terreno público municipal para novos empreendimento
Economia

Gleydson Nato apresenta PL que isenta ITCD  em doação de terreno público municipal para novos empreendimento

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins14 de agosto de 2019 - 00:062 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O deputado Gleydson Nato (PHS) apresentou um Projeto de Lei Complementar que altera a Lei 1.287/2001 sobre o Código Tributário do Tocantins em caso de doações de terrenos público municipal para empreendimento voltado ao desenvolvimento econômico, tendo em vista que a legislação vigente só beneficia doações de terrenos pelo Governo Estadual.

por Wesley Silas

O PL trata de mudança da norma sobre o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Bens e Direitos (ITCD) para caso de transferência de patrimônio, tendo em vista que no Artigo 55 da Lei 1.287 estabelece isenção de ITCD.

De acordo com Nato,  a cobrança do ITCD atrapalha prefeituras, como a de Gurupi, doar áreas em seus Parques Industrias ou em outras localidade devido ao aumento no custo da transferência dos imóveis do poder público municipal para a inciativa privada.

Ele citou que informações repassadas pela prefeitura de Gurupi mostra que em grandes áreas com tamanho de, aproximadamente, 10 mil m² se torna inviável para o empreendedor devido o imposto chegar a ultrapassar a R$ 100 mil. Enquanto a mesma lei garante o Estado doar terrenos público com isenção de ITCD.

“Este projeto é fundamental para os municípios devido a redação original da Lei determinar isenção do pagamento do ITCD apenas para os terrenos doados pelo poder público Estadual. Enquanto isso, hoje tivemos um exemplo de uma empresa que foi se instalar em Gurupi e hora de registar o terreno doado pelo município o valor ficou quase R$ 200 mil. Este valor seria para investir na ampliação da empresa e para geração de empregos  e renda para o município. Por isso pedimos para incluir a isenção de ITCD na doação de terrenos público pelos municípios”, disse Nato.

A necessidade da mudança da lei, acontece depois que os cartórios e o Estado entenderam que mesmo com Decreto municipal de doação com obrigação de ônus com prazos para construir e de geração de empregos não vale cobrança de ITBI, mas de ITCD, o que inviabiliza novos empreendimentos.

Glaydson Nato (PHS) Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Bens e Direitos (ITCD)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Fábio Vaz debate educação indígena e amplia diálogo com povos originários no Tocantins

30 de maio de 2026 - 16:23

Lula enfrenta Alcolumbre e diz que vai indicar Messias novamente

30 de maio de 2026 - 16:09

Senador Eduardo Gomes defende valores da fé e da família em encontro da Assembleia de Deus Madureira em Araguaína

30 de maio de 2026 - 12:27

Laurez Moreira participa de encontro evangélico e fala sobre o papel da fé na vida das famílias

30 de maio de 2026 - 12:21

Com Fila de vereadores e lideranças na Câmara de Gurupi, Alexandre Guimarães buscar encurralar seus opositores

29 de maio de 2026 - 22:16

Justiça determina que governo do Tocantins restabeleça estrutura da Vice-Governadoria em 10 dias

29 de maio de 2026 - 08:29
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.