Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Josi Nunes, Gutierres Torquato, Eduardo Fortes, Eduardo do Dertins e os planos para eleições de 2024 com olho em 2026
Eleições

Josi Nunes, Gutierres Torquato, Eduardo Fortes, Eduardo do Dertins e os planos para eleições de 2024 com olho em 2026

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins5 de abril de 2023 - 17:346 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Por enquanto os oráculos dos marqueteiros e estrategistas políticos encontram-se confusos para nortear o que acontece de dentro para fora das entranhas destes grupos e quais as reais intenções e projeções para as eleições de 2024 – que terá grande reflexo nas eleições de 2026. O Portal Atitude ouviu algumas pessoas experientes em campanhas eleitorais sobre o que elas pensam sobre as lideranças mais comentadas para a disputa eleitoral que poderá ou não ter uma disputa entre a máquina do Estado representada pelo vice-governador Laurez Moreira e pelo deputado Gutierres Torquato contra a do município, representado pela prefeita Josi Nunes que terá 16 meses para concretizar as parcerias, não apenas na conclusão de obras iniciadas e as licitadas que estão prestes a iniciarem para que ela possa efetivar sua marca de governo e, para isso dependerá muito da sua equipe tirar do papel e colocar os recursos que ela conseguiu, que são milhares de reais, em diversas áreas que poderá pavimentar com tranquilidade uma campanha leve e será mais leve, caso ela consiga colocar consolidar o apoio do vice-governador em seu palanque e, para isso, ela já disse que “seria uma honra”.

Lideranças políticas de Gurupi tentam mostrar um “sentimento harmônico” com boas intenções em resolver os problemas da cidade por meio das ferramentas/armas disponíveis que cada um tem. No caso da prefeita Josi Nunes a palavra de ordem do seu grupo se tornou parcerias, seja na Câmara de Vereadores, entidades sociais e econômicas, Palácio Araguaia e Congresso Nacional. Também há o braço das ações sociais defendidas pelos deputados Gutierres Torquato com o recentemente anuncio da criação do Instituto Gratidão Tocantins com trabalho social voltado para saúde, educação, esporte e cultura e deputado Eduardo Fortes com a consolidação do Sopão Solidário, horta comunitária e Casa de Apoio e, por fim o deputado Eduardo do Dertins com a reativação da Associação Roda Viva volta a reaproximar do eleitorado gurupiense.

Na construção do seu futuro político, a prefeita Josi Nunes tem mostrado habilidade com os grupos Stival, Moreira e Dertins e há quem defenda na união de um projeto que vai até 2026 levado ela a apoiar o vice-governador, Laurez Moreira como candidato ao governo, mas,  a maior sintonia é com o deputado Eduardo Fortes, do grupo Stival e, após o afastamento do seu vice Gleydson Nato, certamente, conforme dizem suas fontes de confianças, o próximo candidato a vice poderá sair do grupo Stival.

Eleições de 2024 e as expectativa de recompensas para 2026…

Segundo a premissa de que a principal tarefa de um político é atender a necessidade dos seus eleitores, o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania) e líder do governador Wanderlei, busca reaproximar do eleitorado de Gurupi e pode ser um nome de força para evitar um enfrentamento entre os grupos da prefeita Josi e do vice-governador Wanderlei Barbosa em Gurupi. Para isso terá que conseguir “no fio da navalha” reaproximar os grupos Stival, Moreira e Josi  que tem como moeda de troca a possibilidade de apoiar a candidatura do vice-governador em 2026, quando Laurez ocupará o cargo de governador e buscará sua reeleição, enquanto Wanderlei precisará de todo apoio para disputar uma das duas vagas ao senado, ocupadas hoje pelos senadores Irajá Abreu (PSD) e Eduardo Gomes (MDB), ambos aliados de Josi Nunes. Eis a questão!

Eduardo Fortes nega pré-candidatura, mas poderá ser…

Eduardo Fortes saiu das eleições de 2022 como pré-candidato natural a Prefeitura devido sua votação extraordinária, fruto do trabalho social que vem realizando, em especial, desde 2018. Caiu no gosto do povo e domina as periferias. No entanto, parte dos seus aliados e os da prefeita Josi Nunes, garantem que ele não sairá candidato devido “não ser o momento oportuno”, contradizendo o momento positivo vivido com o eleitorado gurupiense por meio dos seus projetos sociais envolvendo não só alimentação às pessoas carentes, mas ao esporte com projeto Atleta do Futuro e a Casa de Apoio que atende em Gurupi pacientes e familiares de outros municípios que não têm condições de custear despesas com hotel e refeição. Apesar do foco do deputado Eduardo Fortes no público com fragilidade econômica, ele teve a força do agronegócio em sua eleição e se comprometeu em defender as pautas deste segmento na Assembleia Legislativa e Governo do Tocantins e, caso siga nesta vertente, dificilmente sairá candidato a prefeito de Gurupi. Porém, em suas entrevistas ele se manifestas com respostas dúbias quando é questionado e diz que “não é pré-candidato a prefeito”; mas, irá “esperar o andamento a política” […] e que irá “analisar futuramente para ver as conjunturas políticas e tomar as decisões corretas”, disse na semana passada ao jornalista Ruy Bucar em entrevista ao jornal Opção.

Gutierres supera agruras do passado e ganha confiança do eleitor para 2024

Depois de amargar o fel da derrota para prefeito de Gurupi contra a prefeita Josi Nunes nas eleições de 2020, Gutierres Torquato mostra que superou as agruras do passado, se elegeu deputado estadual nas últimas eleições e teve também ao seu lado como vitorioso o vice-governador Laurez Moreira (PDT), responsável por colocá-lo na política. Agora são nomes fortes e de confiança do governador Wanderlei Barbosa. Após eleito, Gutierres tem conseguido enfraquecer os movimentos pretéritos de resistências ao seu nome, tem arregimentado ex-aliados e passou a considerar cada eleitor como se fosse único, com nome e sobrenome. Somado e estes atributos, Gutierres criou o Instituto Gratidão Tocantins que desenvolverá trabalho social voltado para saúde, educação, esporte e cultural e tem como principal objetivo prestar auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Um dos entraves seria convencer Dr. Maurício Nauar nome anunciado pelo grupo de Laurez para ser candidato nas eleições de 2024 e, por ser o número 1 na linha de sucessão de Gutierres Torquato na Assembleia ele não deverá criar transtorno algum. Agora no exercício do mandato tem confiança do partido e as novas ações no Instituto Gratidão Tocantins pode lhe dar uma nova oportunidade de disputa ou não. Disputa essa interessante, máquina do governo contra máquina municipal, e ele conhece bem e carrega nas costas a marca das duas.

Destaque Eleição 2024 gurupi
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

No Dia da Mulher, Dorinha surge com vídeo impactante e mostra força na disputa pelo Governo do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:06

Eduardo Fortes leva Copa de Futebol Society e ação social a Brejinho de Nazaré neste domingo (08), Dia Internacional da Mulher

7 de março de 2026 - 18:05

PSD articula fortalecimento no Tocantins em encontro estadual com Kassab, Laurez e Irajá em Palmas

6 de março de 2026 - 12:23

Em Porto Nacional, Wanderlei rebate boatos sobre afastamento e diz que oposição “só monta chapa se me colocar como candidato”

5 de março de 2026 - 20:38

Laurez Moreira prestigia entrega de título de Cidadã Tocantinense à ex-senadora Kátia Abreu em sessão solene na ALETO

5 de março de 2026 - 18:47
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.