Na manhã desta quarta-feira, 12, a Executiva Nacional do PMDB definiu que o deputado Júnior Coimbra poderá voltar a comandar o partido, que não há imposição de candidatura ao governo e ao senado e que Michel Temer não virá ao Tocantins.
As afirmações são do deputado José Augusto Pugliese dada ao Portal Atitude durante uma entrevista cedida na Assembleia Legislativa.
O deputado afirmou que na reunião foram definidos três temas. Todos elees questionados pela senadora Kátia Abreu (PMDB), sendo que o primeiro refere-se ao afastamento do deputado Federal Júnior Coimbra do comando do partido no Tocantins. “Prevaleceu o acordo que o presidente do PMDB (Júnior Coimbra) é quem vai determinar se voltará com um dia, uma semana ou um mês. Vai ser a hora que ele quiser. Não tem tutela de prazo como a senadora queria que era para depois das eleições”, disse o deputado.
Outro questionamento levado à Executiva Nacional foi as caminhadas que levam os nomes do deputado Júnior Coimbra e do ex-governador Carlos Gaguim como pré-candidatos ao Governo e ao Senado, respectivamente. “Isso foi levado em pauta na executiva nacional e ficou referendado que quem decide os candidatos a governo e ao senado é o diretório estadual. Portanto, está referendada a candidatura de quem quer que seja. Nós haveremos de escolher aqueles que tiverem documento hábil para ser candidato, ou seja, que estiver quite com a justiça eleitoral e tiver melhor nas pesquisas”, disse. “Então não há imposição de apoio à candidatura da senadora Kátia Abreu e a Marcelo Miranda. Podem até ser candidatos, se eles tiverem com a documentação em dia com a justiça eleitoral e tiverem melhor nas pesquisas.
Pugliese defendeu a candidatura de Gaguim e afirmou que o ex-governador Carlos Gaguim está recorrendo na Justiça Eleitoral para reverter a situação de inegibilidade. “Ele está trabalhando junto à Justiça eleitoral e está preste a ficar 100% apto para disputar as eleições. Portanto, nós, do diretório estadual, acreditamos que o Gaguim será o nosso candidato a senador. Da mesma maneira estamos divulgando a candidatura do deputado Federal Júnior Coimbra para Governador. Caso o nosso companheiro Marcelo Miranda não consiga viabilizar sua situação na Justiça Eleitoral, o Júnior Coimbra estará pronto e preparado para ser o próximo governador do Tocantins”, disse. Sobre a candidatura da senadora Kátia ao senado ele disse: “Se o Carlos Gaguim estiver na frente das pesquisas, que eu não tenho nenhuma dúvida que vai acontecer, (…) Ela pode sair candidata em outro cargo como deputada estadual ou federal”, reiterou.
O terceiro ponto debatido na executiva nacional, segundo o deputado, foi o cancelamento da vinda do presidente do PMDB, o vice –presidente da República, Michel Temer ao Tocantins. “Ele não vem, demonstrando que quem controla o PMDB no Tocantins é o Diretório Estadual. Isso está em consonância com a Executiva Nacional do PMDB. Michel Temer não vem ao Tocantins”, enfatizou.