Afinal de contas, qual o perfil do candidato que os eleitores gurupienses estão construindo em suas mentes para as eleições de 2016? Enquanto a resposta não aparece e as propagandas eleitorais e interesses pessoais não desconstrói o que muitos pensam hoje, vários nomes estão são cogitados nos bastidores, apesar de muitos deles negarem a intenção de disputar o cargo ocupado pelo prefeito, Laurez Moreira (PSB).
Enquanto o prefeito Laurez Moreira (PSB), não esconde para ninguém a intenção de se candidatar à reeleição, outros nomes como dos deputados Mauro Carlesse (PTB) – candidato a deputado estadual mais bem votado em Gurupi nas eleições de 2014, Eduardo do Dertins (PPS) – quarto na lista dos mais votados, os empresários Oswaldo Stival Jr. (PSDB), o líder da oposição da gestão do prefeito Laurez, vereador Jonas Barros (PV), Adailton Fonseca (PSB), Silvério Filho (PDT), e o profissional liberal Luís Cláudio (PEN), todos estes, preferem não antecipar suas intenções para 2016, talvez para não gerar desgastes e assim evitar o assedio de eleitores e ‘lideranças’ interessadas tirar proveito econômico ou de favores pessoais.
Outra duas lideranças de peso político que poderão fortalecer as candidaturas são os nomes de Goiaciara Cruz (PSB) – segunda candidata a deputado estadual mais bem votada em 2014 e a deputada Federal Josi Nunes (PMDB) que surpreendeu a todos e em 2014 conseguiu 43,06% dos votos dos gurupienses.
Neste contexto entra em cena o governador Marcelo Miranda (PMDB) que tem como principal aliada em Gurupi e também aliada do prefeito Laurez, deputada Josi Nunes e na Assembleia Legislativa, o governador conta com o apoio dos deputados Mauro Carlesse e Eduardo do Dertins que o ajuda a garantir a estabilidade política no parlamento Estadual.
Isso coloca uma interrogação no sentido de prever qual o caminho o PMDB, do grupo do governador Marcelo Miranda, irá seguir, caso um destes deputados resolva disputar o cargo de prefeito de Gurupi no momento em que o prefeito Laurez Moreira se aproxima do grupo da ministra Kátia Abreu (PMDB) via deputado Federal Irajá Abreu (PSD), causando ciúmes nos seguidores da deputada Josi Nunes.
São situação altamente controvertidas, e para clarear a mente do leitor, jamais subestimem a capacidade de articulação política do prefeito Laurez Moreira que nas eleições de 2012 conseguiu agrupar na sua coligação, denominada: “A Força de um Novo Caminho”, 15 (quinze) partidos com ideologias diferentes, como o PSDB e PT e, na sua última jogada, que aconteceu no mês passado, ele conseguiu levar o prefeito da Capital, Carlos Amastha, para o seu partido.