Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Marcha a Brasília: Presidente da ATM apresenta painel sobre ferramenta inovadora de transferências de recursos da União aos Municípios
Política

Marcha a Brasília: Presidente da ATM apresenta painel sobre ferramenta inovadora de transferências de recursos da União aos Municípios

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins10 de abril de 2019 - 18:073 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Plataforma + Brasil permitirá gestão simples e transparente das transferências, tanto pela União quanto pelos Municípios; Ferramenta poderá ser acessada pelo cidadão

por Redação

Na condição de vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, mediou o painel “A Plataforma + Brasil e o processo de simplificação e integração para as políticas públicas”, durante a programação da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta quarta-feira, 10, na capital Federal. 

Jairo Mariano anunciou aos presentes, juntamente com representantes da União, a Plataforma + Brasil, que consiste num sistema online e informatizado, de âmbito nacional, voltado para a gestão das transferências de recursos da União para os Municípios. Inclusive, a plataforma vem para substituir o Siconv – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses.

 “A estrutura do Siconv será incorporada e permanecerá em processo de evolução como módulo da Plataforma + Brasil, que acolherá ainda outros sistemas ligados aos recursos e obras públicas, que também serão aperfeiçoados constantemente”, apresentou Mariano. A plataforma deve reunir ainda a Rede + Brasil (transparência e capacitação), Gestão + Brasil (acompanhamento de programas e transferências), Fiscalização + Brasil (monitoramento e fiscalização) e Cidadão + Brasil (controle social).

A plataforma traz ainda como inovação a oferta de indicadores de governança, a possibilidade de prestação de contas automáticas, a análise de contas informatizadas, o acompanhamento georreferenciado de obras e o controle das transferências diretas.

Participação Social

Segundo o Governo Federal, ao integrar o sistema Cidadão + Brasil, a plataforma permitirá a participação dos munícipes, que poderão acompanhar a transparência da gestão municipal e federal, promover o controle social, possibilitar o feedback do cidadão sobre a ação do governo, ampliar o ajuste de políticas públicas e a propor as novas necessidades dos Municípios.

Gestão

A diretora do Departamento de Transferências Voluntárias e secretária de Gestão do Ministério da Economia, Deborah Aroxa, afirmou que se trata de uma ferramenta de gestão. “O que estamos falando aqui é de uma plataforma de gerenciamento de dados e informações que vão colaborar com as tomadas de decisão dos prefeitos. Tudo disponível, simplificado e transparente”.

Simplificação

Por sua vez, a secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretária de Governo da Presidência da República, Verônica Sanches, revelou que o atual governo federal prega a simplificação dos processos. “Será um acompanhamento em tempo real tanto da União quanto dos Municípios. A plataforma vem no sentido de facilitar o trabalho dos gestores e das equipes municipais, pois extingue diversos sistemas, integrando todos em um só, de forma célere e intuitiva”, disse.

O lançamento oficial da Plataforma + Brasil ocorrerá às 17h, no palco principal da Marcha e será feita por representantes do Ministério da Economia

ATM Marcha a Brasília
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.