Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 23 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Marco Temporal: Ex-senadora Kátia Abreu mostra força nos bastidores da política nacional
Destaques

Marco Temporal: Ex-senadora Kátia Abreu mostra força nos bastidores da política nacional

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins28 de setembro de 2023 - 10:202 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Logo após a aprovação do Marco Temporal no Senado para terras indígenas que agora segue para Sanção do presidente Lula,  que não tem outra alternativa a não ser vetar o projeto; a ex-senadora e ex-ministra da Agricultura no governo da ex-presidente Dilma fez, em sua casa em Brasília, um jantar de aniversário para Renan Calheiros em comemoração aos 68 anos do senador. O assunto principal da festa teria sido a falta de habilidade da parte do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para evitar a votação e o desgaste do parlamento, devido os aliados de Lula considerar o marco temporal ter sido inconstitucional pela Suprema Corte.

“Nesse jogo, Lula deixaria sua base aliada no Congresso livre para derrubar o seu veto. Uma iniciativa que ele sabe ser inócua, uma vez que a nova lei será certamente questionada no Supremo. E a posição da Corte está tomada. O Congresso é a favor da tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas, enquanto o Supremo é contra”, considerou o Estado ao considerar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem outra alternativa a não ser vetar o projeto do marco temporal e devolver ao Congresso a briga com o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme dizem seus interlocutores. E assim “para não ficar com a batata quente na mão, Lula irá vetar a proposta com um argumento que convence qualquer político: seu eleitorado não aceitaria outra posição do seu governo”.

Conforme o Estado o aniversário de Renan na casa da ex-senadora Kátia Abreu, “reuniu mais candidato por metro quadrado do que campanha eleitoral. O ministro da Justiça, Flávio Dino, não perdeu a piada. Cotado para ministro do Supremo, no lugar de Rosa Weber, e também para a eleição presidencial de 2026, brincou que aproveitaria para pedir votos, deixando o eleitorado livre para escolher o cargo”.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

TRE-TO condena ex-prefeito Tom Belarmino, apontado por assessoria de Dorinha como apoiador de Vicentinho Júnior, por pesquisa falsa

23 de junho de 2026 - 17:44

PT define Kátia Abreu na coordenação da campanha de Lula no Tocantins

23 de junho de 2026 - 16:57

Presidente nacional do PT oficializa apoio a Laurez Moreira e confirma Paulo Mourão como candidato de Lula ao Senado no Tocantins

23 de junho de 2026 - 16:20

Prefeitura de Cariri cancela uso de recursos públicos na Agrosoja 2026 após parecer jurídico

22 de junho de 2026 - 21:20

Moraes vai decidir se Bolsonaro continuará em prisão domiciliar

22 de junho de 2026 - 19:59

Caravana liderada por Vicentinho Júnior, Amélio Cayres e Alexandre Guimarães percorre 13 municípios do meio norte tocantinense

22 de junho de 2026 - 17:53
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.