Com a campanha na rua, os representantes de partidos e candidatos aos cargos de deputados Federais e Estaduais começaram a afunilar suas alianças. Em Gurupi, o PR chamou atenção nesta quarta-feira pelo fato do presidente municipal do Partido, Elias Tupaciguara, está praticamente fechado para apoiar as candidaturas de Goiaciara Cruz (PSD) a estadual e ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) a federal. Tupaciguara e ex-chefe de Gabinete na gestão da Abdalla Noronha são os nomes que irão coordenar a campanha de Gaguim em Gurupi.
Apesar de apoiar Irajá Abreu (PSD), Goiaciara contará com o apoio de Gleisy Nunes (PMDB), irmã da deputada Josi Nunes.
O principal responsável pela migração do PR de Gurupi para o grupo de Marcelo Miranda e Kátia Abreu é o ex-prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) que, segundo o vereador Jonas Barros (PV) Abdalla irá apoiá-lo juntamente com o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB). “Iremos apoiar o ex-governador Gaguim em Gurupi que tem o compromisso de não apoiar outro candidato, a não ser o meu nome”, declarou Jonas Barros.
No mesmo evento, outro Republicano que declarou apoio à candidatura de Marcelo Miranda e Kátia Abreu foi o vereador e terceiro vice-presidente do PR no Tocantins, Gleydson Nato Pereira. Em entrevista, Nato justificou que os motivos foram as afinidades do seu grupo com o de Marcelo Miranda.
“Mesmo sendo de um partido que apóia a eleição do governador Sandoval Cardoso eu resolvi a não segui-lo devido não acreditar no trabalho do atual governo e prova disso é o que está acontecendo na saúde e na segurança pública e também porque onde o prefeito Laurez Moreira estiver eu não estarei”, disse Gleydson Nato
Ao lado de Gleyston Nato e de Dolores Nunes (PMDB), o vereador Ivanilson Marinho, que apesar de ser filiado no PMDB e ter seu nome anunciado que apoiaria a reeleição do governador Sandoval Cardoso (SD), afirmou que irá apoiar as candidaturas de Marcelo Miranda e Kátia Abreu que são nomes de seu partido.
Como não podia faltar, a deputada e candidata a Federal, Josi Nunes (PMDB) também esteve na reunião. Em Gurupi ela fará aliança com o ex-vereador Kita Maciel (PMDB) e Zezinho Antunes (PSB) e contará com o apoio do prefeito Laurez Moreira (PSB). Já o presidente da Câmara de vereadores e candidato a deputado Estadual, Cabo Carlos (PSD) irá apoiar Irajá Abreu (PSD) a federal.
Alianças dos candidatos Governistas
A divisão de nomes, também não é diferente nos candidatos que apóiam a reeleição do governador Sandoval Cardoso (SD). O primeiro candidato a Estadual a fechar aliança foi Mauro Carlesse (PTB) com o candidato a federal, deputado José Geraldo (PTB).
O grupo do deputado Eduardo do Dertins (PPS) fechou em Gurupi deputado federal e candidato à reeleição Junior Coimbra (PMDB) para Gurupi. “É uma decisão que preferi tomar auxiliado por meus companheiros. Fizemos uma leitura em conjunto do quadro político e acreditamos que o deputado Junior é o mais indicado para o trabalho que pretendemos desenvolver a partir de agora”, disse Eduardo ao jornal Cocktail.
Já o candidato a deputado estadual Zezinho Antunes (PSB) dividirá apoio em Gurupi com os candidatos a federais Josi Nunes (PMDB), Lázaro Botelho (PP) e Dorinha Seabra (DEM).