Nas regiões sul e sudeste do Tocantins, vários prefeitos já estão articulando o nome do prefeito de Peixe, José Augusto (PSDB) para disputar a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), que foi antecipada do final de janeiro para o dia 14 de dezembro, conforme determinou uma resolução do atual presidente, Jairo Mariano, publicada no início deste mês.
por Wesley Silas
Antes mesmo das convenções para as eleições suplementares para escolha do governo do Tocantins, vários prefeitos das regiões Sul e Sudeste se tornaram protagonistas nas tomadas de decisões políticas envolvendo o estado, como foi o caso do apoio dos tucanos à eleições do governador Mauro Carlesse (PHS).
Desta vez, um grupo de prefeitos com alguns deputados federais e estaduais estão costurando para colocar pela primeira vez um representante das respectivas regiões na presidência da ATM para o biênio 2019/2020.
O nome mais cotado para disputar com a presidência é o do prefeito de Peixe, José Augusto, que deverá disputar com o também tucano, prefeito de Wanderlândia, Eduardo Madruga (PSDB), atual vice-presidente da ATM. Enquanto isso, o atual presidente, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, ainda não sinalizou se irão ou não concorrer a reeleição.
No início deste mês, Jairo Mariano publicou a Resolução 01/2018 em que nomeia a comissão eleitoral que será presidida pelo prefeito de Tupirama, Helisnatam Soares Cruz, o prefeito de Santa Rosa, Ailton Parente como secretário e o prefeito de Fátima, Washington Vasconcelos como Fiscal.