Medidas preventivas visam evitar casos de Covid-19 e garantir mais recursos para combater o coronavírus.
por Redação
O prefeito do município de Peixe, no sul do Estado, José Augusto Bezerra Lopes, decretou nesta quarta-feira, 01 de abril, o adiantamento das férias escolares da rede municipal de ensino como medida preventiva à pandemia por coronavírus.
“Não é hora de flexibilizar. Vamos manter nossa postura defensiva durante todo o mês de abril, que é um mês crucial para que a gente evite uma disseminação exarcebada da doença. Tomamos essas medidas baseados nas orientações oficiais da Organização Mundial da Saúde”, afirmou.
Inicialmente, no primeiro decreto, haviam sido suspensas as aulas para reposição no futuro.
“Acontece que já perdemos um número considerável de aulas e, por isso, adotamos agora a antecipação das férias. A medida interfere menos no calendário escolar, evitamos aglomeração de alunos justamente no pico de contágio, auxiliando na redução da curva de disseminação da doença”, explicou o prefeito.
Durante o mês de abril, os estudantes da rede municipal receberão kits alimentícios para suprir a falta da merenda que representa, em muitos casos, a melhor refeição em termos de nutrição para parte das crianças.
Nesta quinta-feira, 02, chega o primeiro lote. Ao todo foram adquiridos pela prefeitura 900 kits que, a partir de sexta, já começam a ser distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação. A ação independente da distribuição feita pelo Governo do Estado que abrange os alunos das escolas estaduais.
O comércio também segue com restrições. Só podem funcionar com medidas rigorosas de assepsia e evitando aglomeração de pessoas. “Também tivemos que restringir um pouco o atendimento nas nossas pousadas e na estrutura turística da nossa cidade, inclusive proibindo os passeios porque a quantidade de pessoas que vem de fora para Peixe é muito grande. Em razão da pesca esportiva, recebemos turistas de todos os Estados principalmente de São Paulo, que é um dos estados mais atingidos pela doença”, explicou.
A fiscalização ostensiva do cumprimento dessas medidas está sendo feita pela Vigilância Sanitária, que recebeu reforço de pessoal e veículo, com apoio importante da Polícia Militar e da Polícia Civil. Para o prefeito, a população também tem contribuído. “Não posso dizer que nós conseguimos 100% o apoio da comunidade, mas nós conseguimos uma participação efetiva e considerável, o que acredito estar sendo determinante para não termos nenhum caso de Covid-19 sequer em vigilância até agora”, disse.
Temporada de Praia
A temporada de praia com instalação de estrutura na Praia da Tartaruga também está suspensa.
“O orçamento para realização é de cerca de R$1,2 milhão e o investimento começa muito antes do período de férias, com o planejamento da temporada, contratação de estrutura, shows e obtenção de licenças. Grande parte desse recurso é destinado por meio de emendas parlamentares. No entanto, precisamos neste momento redirecionar as emendas para a área da saúde”, afirmou o prefeito José Augusto.
A comemoração de aniversário da cidade, dia 20 de junho, também está suspensa.