Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 11 outubro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Professora Dorinha e Atos alinham reta final da campanha com vereadores de todas as regiões do Tocantins
Política

Professora Dorinha e Atos alinham reta final da campanha com vereadores de todas as regiões do Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de setembro de 2026 - 19:193 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

A candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União Brasil), e o candidato a vice-governador, Atos Gomes (Republicanos), reuniram-se nesta quinta-feira (17) com vereadores e ex-vereadores coordenadores da campanha em Palmas. O encontro teve como objetivo estruturar as estratégias para a reta final do pleito, com foco no fortalecimento do trabalho de campo, na realização de reuniões comunitárias e na intensificação do diálogo direto com os eleitores nos municípios tocantinenses.

Mobilização regional e articulação política

A reunião articulou lideranças parlamentares de diferentes regiões do estado. A coligação aposta na capilaridade dos vereadores para consolidar a mobilização comunitária e o alinhamento político em municípios do Bico do Papagaio, Norte, Central, Sudeste e Sul do Tocantins.
Durante a atividade, Dorinha enfatizou a importância da representatividade municipal na condução das demandas locais. Segundo a candidata, a proximidade dos vereadores com a população é elemento central na intermediação das necessidades comunitárias junto às gestões estadual e federal.
Lideranças presentes destacaram a trajetória de investimentos e a destinação de emendas aos municípios como fatores para a adesão das bancadas locais. O vereador Gordo do Lava-Jato (MDB), de Pedro Afonso, citou a parceria construída ao longo de mandatos anteriores na destinação de recursos públicos. Do Bico do Papagaio, o vereador Irmão Jairo (União Brasil), de Tocantinópolis, e a vereadora Leluia Ferreira (PL), de Muricilândia, defenderam a ampliação das agendas de rua nos últimos dias antes da votação.

Diversidade partidária no apoio à chapa

O encontro reuniu parlamentares municipais e ex-vereadores filiados a diferentes siglas da base de apoio e de legendas aliadas, como União Brasil, Republicanos, MDB, PL, PSD, PP, PV e PDT:
  • Araguaína: Vilarindo do Eucalipto (PSD) e Max Baroli (MDB)
  • Araguatins: Antonio Evangelista (União Brasil)
  • Aguiarnópolis: Vaqueiro (União Brasil)
  • Arraias: Carlos César (União Brasil)
  • Bernardo Sayão: Ilsa Maia (ex-vereadora, PDT)
  • Carmolândia: Leogilson (União Brasil)
  • Colinas do Tocantins: Augusto Agra (União Brasil) e Júnior Pacheco (ex-vereador, diretor executivo da Asscam)
  • Combinado: Marlúcio Ramos (PP)
  • Dianópolis: Manin do Zorra (PL) e Julian Oliveira (União Brasil)
  • Divinópolis do Tocantins: Viviane (PV)
  • Gurupi: Ivanilson Marinho (PL)
  • Jaú do Tocantins: Elaudio Júnior (ex-vereador, PDT)
  • Lagoa da Confusão: Di do Povo (Republicanos)
  • Marianópolis do Tocantins: Adailton Caranha (Republicanos)
  • Muricilândia: Leluia Ferreira (PL)
  • Paraíso do Tocantins: João Camargo (MDB)
  • Pedro Afonso: Gordo do Lava Jato (MDB)
  • Pium: Neném do Osvaldinho (União Brasil)
  • Porto Nacional: Miúdo (União Brasil)
  • Rio dos Bois: Roberto Fragoso (União Brasil)
  • Santa Fé do Araguaia: Rogério Gaguim (União Brasil)
  • Tabocão: Paulo Keninha (União Brasil)
  • Tocantinópolis: Irmão Jairo (União Brasil)
  • Aragominas: Devanir Luiz Pereira (Republicanos)

Análise Política: O peso da base municipal na reta final

Por Coluna de Política / Portal Atitude
A reunião promovida pela chapa do União Brasil e Republicanos expõe uma tática essencial na reta final de disputas estaduais: a consolidação da rede de apoio no primeiro escalão do eleitorado, os municípios.
Ao atrair e coordenar vereadores e ex-vereadores de legendas diversas — incluindo partidos de ampla representação como MDB, Republicanos, PDT e PL —, a candidatura busca assegurar a transferência de votos por meio da liderança local. Em pleitos competitivos, o empenho do vereador nas bases do interior e nos bairros urbanos funciona como a principal engrenagem de mobilização de militância e convencimento de eleitores indecisos.
O alinhamento demonstrado nesses últimos dias de campanha indica a intenção da chapa de transformar alianças institucionais em presença ostensiva nas ruas, fator determinante para sustentar o ritmo eleitoral na contagem regressiva para a abertura das urnas.
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça manda excluir pesquisa falsa e sem registro que beneficiava Vicentinho Júnior

11 de outubro de 2026 - 07:50

Juventude de Dianópolis coordena caminhada em apoio a Lula e em defesa de direitos

11 de outubro de 2026 - 07:31

“Melhor para segurança do Tocantins”: coronéis da PMTO declaram apoio à Dorinha e apresentam demandas

10 de outubro de 2026 - 15:03

Coronel Barbosa anuncia apoio a Vicentinho Júnior no segundo turno e afirma que ele representa a “real direita no Tocantins“

10 de outubro de 2026 - 14:41

Ataques contra jornalistas aumentam 74% na reta final do primeiro turno das eleições de 2026

10 de outubro de 2026 - 10:01

Nação Madureira declara apoio à Senadora Dorinha para o Governo do Tocantins durante a 38ª CONEMAD em Gurupi

10 de outubro de 2026 - 08:09
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.