Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»TJTO suspendeu condenação e “liberou” deputado a disputar vaga na AL, porém seu mandato continua na berlinda
Eleições

TJTO suspendeu condenação e “liberou” deputado a disputar vaga na AL, porém seu mandato continua na berlinda

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de novembro de 2018 - 15:543 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Tribunal de Justiça suspendeu a decisão que condenou o Nilton Franco (MDB) e esposa, Alessandra Franco Fonseca; porém o deputado fica na mira da Ficha Limpa, pois ainda terá o mérito do seu recurso apreciado e caso seja negado seu mandato poderá ser cassado e proibido de concorrer novos pleitos eleitorais e ocupar qualquer cargo público, pois o mesmo concorreu as eleições de 2018 e foi reeleito sob o argumento de que poderia sofrer dano irreparável, pois já estaria se encerrando o prazo para os partidos políticos oficializarem suas candidaturas perante à Justiça Eleitoral.

por Wesley Silas


A impugnação do registro de candidatura com base na lei complementar 135/2010, a popular Lei da Ficha Limpa, a Procuradoria Regional Eleitoral sustentou que havia uma condenação em órgão colegiado.

O TJTO acolheu por maioria um agravo regimental no embargo de declaração protocolado pela defesa e suspendeu a decisão até o julgamento do mérito a ser realizado pela Corte.

O que chamou muita atenção foi que o agravo também foi interposto pelo Procurador de Justiça Alcir Raineri Filho, e o recurso de Nilton e Alessandra acompanharam a argumentação inicialmente proposta pelo representado do MPETO. Ambos sustentam que a decisão atacada aponta que o governo do Estado também comete ilegalidade no caso em análise e poder isso deveria estar incluso no processo, porém, isto não ocorreu. Segundo defendem, esta situação gerou “nulidade insanável” do processo. “Devem [os chefes do Executivo estadual na época] compor a lide como litisconsortes necessários”, alegam à Desembargadora Relatora Maysa Vendramini que manteve seu voto coerente de que não havia motivação parar reparar a decisão agravada.

Aplica-se a suspensão do acórdão embargado, existindo a plausibilidade do recurso ou a relevância da fundamentação, evidentemente atrelados a existência do risco de dano grave ou de difícil reparação, fatos que devem ser aplicados tanto sob a ótica do direito processual quanto da lei da ficha limpa.

A ação por ato de improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público do Tocantins (MPE) após a constatação de que Alessandra, auditora fiscal da receita estadual, foi cedida à Prefeitura de Pium, com ônus ao Estado, e mesmo assim recebeu valores referentes aos cargos secretária municipal da saúde e também de assistência social, isto na época em que a cidade era administrada pelo marido, o atual deputado estadual Nilton Franco. O casal, além de perder a função pública e ter seus direitos políticos suspensos, terão que devolver aos cofres da Prefeitura Municipal de Pium R$ 127.964,26; ou pagar multa, de forma solidária, equivalente a três vezes o valor do enriquecimento ilícito. 

Alessandra Franco Fonseca Ficha Limpa Nilton Franco
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

No Dia da Mulher, Dorinha surge com vídeo impactante e mostra força na disputa pelo Governo do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:06

Eduardo Fortes leva Copa de Futebol Society e ação social a Brejinho de Nazaré neste domingo (08), Dia Internacional da Mulher

7 de março de 2026 - 18:05

PSD articula fortalecimento no Tocantins em encontro estadual com Kassab, Laurez e Irajá em Palmas

6 de março de 2026 - 12:23

Em Porto Nacional, Wanderlei rebate boatos sobre afastamento e diz que oposição “só monta chapa se me colocar como candidato”

5 de março de 2026 - 20:38

Laurez Moreira prestigia entrega de título de Cidadã Tocantinense à ex-senadora Kátia Abreu em sessão solene na ALETO

5 de março de 2026 - 18:47
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.