“Se você acha que isso é normal você simplesmente perdeu sua humanidade; agora, o pior de tudo é vê ainda uns ditos representantes políticos dizer que se os professores tivessem armados não teria acontecido a tragédia. Isso é um absurdo”. João Nunes da Silva
por João Nunes da Silva
Doutor em comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia e professor da UFT. Trabalha como projeto em cinema e educação
Se você acha que fazer arminha com a mão não significa nada, absolutamente nada, no mínimo você está sendo cínico ou não tem a menor noção do real significado dessa ação; já vou dizendo que acho que você sabe sim, mas, talvez se faça de besta.
Na campanha do candidato eleito à Presidente, a arminha com a mão foi feita várias vezes, até mesmo por membros de igrejas, os que se dizem cristãos; eu não entendo, sinceramente, o que isso tem a vê com o que Jesus ensinou.
Você lembra-se de alguma parte na bíblia, especialmente no Novo Testamento, na qual Jesus faz arminha com a mão e defende o uso de armas?
Acho que estamos vivendo uma situação de loucura geral ou, no mínimo, Jesus ta errado e somente os “cristãos” que fazem esse tipo de coisa estão certos; são os novos tempos (risos).
Lembro bem que Jesus, dentre os seus vários ensinamentos, um dia disse: “Vinde a mim as criancinha porque delas é o reino dos céus” (Mt 19, 13-15). Eu não vi, em nenhum momento, Jesus dizendo: Odiai os vossos inimigos.
Não há nenhuma passagem bíblica que por acaso remeta o leitor a esse absurdo.
Lembro ainda que o Presidente eleito, em uma de suas insanidades durante a campanha, foi filmado com uma criancinha em seus braços e fazendo arminha usando os dedinhos dela.
Eu não sei como vários que se dizem cristãos. e que ajudaram a eleger esse candidato, sequer questionaram tal atitude. Em outro momento, num vídeo, o candidato, também com outra criança em seu colo, pergunta a uma se ela sabe atirar.
Tal atitude, além de servir como estímulo à violência e ao ódio, fere o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Conforme o ECA, e com a Constituição Federal, a criança é um abem social dotado com status de sujeito de direito e no caso dos princípios jurídicos e legais, “ todas as crianças devem ser protegidas de situações vexatórias e de exposição a assuntos relacionados à violência social e institucional”.
No dia 13-03-2019 dois jovens armados (ex-alunos) entraram numa escola em Suzano- SP e mataram pelos menos dez pessoas, dentre elas alunos, professora e funcionários e em seguida se mataram.
Se você acha que isso é normal você simplesmente perdeu sua humanidade; agora, o pior de tudo é vê ainda uns ditos representantes políticos dizer que se os professores tivessem armados não teria acontecido a tragédia. Isso é um absurdo.
Você acha que fazer arminha com a mão e promover discurso de ódio vai resultar num mundo melhor e pacífico? Se pensa assim, acho que você não conseguiu chegar a escala de um ser humano e muito menos de cristão.
Tenho dito.