Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Núcleo de Meteorologia da Unitins concluiu irregularidade no índice de chuvas no Tocantins
Destaques

Núcleo de Meteorologia da Unitins concluiu irregularidade no índice de chuvas no Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de maio de 2019 - 11:203 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Índice anual de chuva na maioria das regiões do Tocantins foi abaixo da média no período de outubro a fevereiro deste ano

Tamires Rodrigues/Governo do Tocantins 

O período chuvoso no Tocantins começou no mês de outubro de 2018, e, em abril desse ano, iniciou a transição para o período de estiagem. Em 2019, o total acumulado de chuvas teve maior volume no mês de março, com chuvas irregulares e mal distribuídas nas regiões do Tocantins, de acordo com dados do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Em razão da má distribuição das chuvas, os índices pluviométricos, que se referem à quantidade de chuva em determinado local e período, foram irregulares concluindo que em algumas regiões do Tocantins os índices superaram a média anual e em outras houve déficit. Como na região sudeste, por ser uma localidade com maior relevo, no município de Taguatinga o índice esperado de chuva só foi alcançado nos meses de março e abril de 2019. 

Professor e meteorologista da Nemet/RH da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, faz análise dos registros. Foto: Tharson Lopes

O que preocupa o meteorologista da Nemet/RH, José Luiz Cabral, é que estamos no quinto ano consecutivo em que a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia termina com déficit.  Os índices pluviométricos do Tocantins mostram que de outubro a fevereiro deste ano não choveu a média esperada. “O que foi observado ao longo do período chuvoso foram eventos de chuva espaçados e de grande intensidade, o que deu a sensação de ter sido um período com muitas chuvas”, informou.

Período chuvoso no Tocantins começou no mês de outubro de 2018, e, em abril desse ano, iniciou a transição para o período de estiagem. Foto: Tharson Lopes

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é responsável pela parte hidrológica dos rios e o Núcleo Estadual da Unitins tem uma rede de oito estações em superfície, que realizam o monitoramento diário das variáveis meteorológicas e previsão do tempo. “Os dados anuais não são homogêneos, os valores acumulados tanto do volume de chuvas e de temperatura são de acordo com a dinâmica da atmosfera, desse modo cada ano é diferente”, informou José Luiz Cabral.

O Tocantins possui clima predominantemente tropical, caracterizado por uma estação chuvosa de outubro a abril, e a outra seca, que compreende os meses de maio a setembro.

Chuvas no Tocantins Meteorologia Unitins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Compras sem planejamento em hospital de Dueré; TCE encontra equipamentos de laboratório comprados há seis anos e ainda encaixotados

11 de março de 2026 - 16:05

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13

Argentina concede refúgio permanente a condenado pelo 8 de janeiro

11 de março de 2026 - 10:57

Governo do Tocantins homologa licitação para construção do Câmpus da Unitins em Augustinópolis

11 de março de 2026 - 09:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.