Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 11 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Justiça determina à Prefeitura de Gurupi ao Governo do Tocantins implantem Unidade de Atenção Oftalmológica em na cidade
Cidades

Justiça determina à Prefeitura de Gurupi ao Governo do Tocantins implantem Unidade de Atenção Oftalmológica em na cidade

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins1 de junho de 2020 - 10:482 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Após manifestação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a Justiça Estadual determinou que o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Gurupi cumpram a sentença judicial proferia em 2012, que obriga as secretarias de saúde do Estado e do município a implantar a Unidade de Atenção Oftalmológica (UAO) em Gurupi e a fornecer, de forma ininterrupta, insumos e medicamentos a pacientes portadores de doenças oftalmológicas.

por Redação

A ação civil pública foi proposta ainda em setembro de 2012 pela Promotoria de Justiça de Gurupi, para obrigar o poder público a garantir assistência a pacientes portadores de doenças oftalmológicas, assegurada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão da Justiça Estadual determinou tanto a obrigação de implantar a Unidade, como a de garantir o fornecimento de medicamento a uma mulher portadora de glaucoma.

No relatório da decisão, o magistrado lamentou e repreendeu a tentativa da defesa dos requeridos de se isentar da responsabilidade cobrada pelo Ministério Público, e demonstrou que, por lei, Estados e Municípios devem responder solidariamente para que o cidadão tenha resguardado o direito à saúde pública.

Cumprimento da sentença

Em 2016, já com o processo transitado em julgado, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes entrou com uma petição para obrigar o Governo Estadual e a Prefeitura de Gurupi a cumprir a sentença judicial. “No curso da ação para cumprimento da decisão, os requeridos entraram com uma série de manifestações de natureza meramente protelatória, perpetrando o prejuízo de anos aos cidadãos que continuam sofrendo com a falta de estrutura para tratamento de doenças oftalmológicas”, ressaltou.

Com a nova sentença judicial proferida na última semana, o Governo do Estado e a Prefeitura de Gurupi devem garantir o fornecimento de medicamentos e comprovar, em até 90 dias, as providências adotadas para a efetiva implantação da UAO, sob pena de aplicação de multa e demais penalidades tanto aos entes públicos quanto aos respectivos secretários de saúde.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Trevo da Praia: Wanderlei Barbosa comenta sua ligação familiar com moradores do povoado e anuncia pacote de obras rodoviárias e pavimentação e várias regiões do Estado

10 de maio de 2026 - 21:51

Camarote Solidário idealizado por Karynne Sotero arrecada R$ 76,5 mil para o Instituto Casa de Isabel

10 de maio de 2026 - 17:36

Cooperfrigu realiza 22ª edição do projeto Cooperar em alusão ao Dia das Mães

10 de maio de 2026 - 10:09

CRO-TO fortalece diálogo com futuros cirurgiões-dentistas durante evento na UnirG

8 de maio de 2026 - 20:04

Em Gurupi, Governador Wanderlei Barbosa e Deputado Eduardo Fortes assinam ordem de serviço do projeto para ligar PAIG à TO-365

8 de maio de 2026 - 17:50

Crise externa pressiona o campo e Dorinha defende solução efetiva para dívidas rurais

8 de maio de 2026 - 15:31
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.