Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 21 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Entretenimento»Cinco dias de fé, tradição e cultura reuniu centenas de fiéis na Romaria da Sucupira
Entretenimento

Cinco dias de fé, tradição e cultura reuniu centenas de fiéis na Romaria da Sucupira

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de agosto de 2022 - 16:162 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação / Fotos:  Flávio Cavalera

Os fiéis, romeiros de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espirito Santo, desceram a famosa serra da Sucupira em Dianópolis, para rezar e manter viva a tradição da Romaria secular, que retomou sua festividade depois de dois anos de pandemia.

Durante cinco dias, fieis e romeiros rezaram na Capela que dá o nome ao local, onde no século XIX um vaqueiro encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário entre os galhos de um “pé de sucupira”, árvore típica do nosso cerrado.

A festa teve abertura com a tradicional saída das folias de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espirito Santo, percorrendo o sertão na região de Dianópolis, Taipas e Conceição do Norte, saudando os moradores das casas de fazendas onde foram recebidos nos “pousos” de folia, propagando a fé e a tradição da festa.

Marcada pela quantidade de fiéis e devotos, a festa Povoado da Sucupira que fica distante cerca de 30 quilômetros da cidade de Dianópolis, contou com uma programação dirigida pela Paróquia de São José de Dianópolis, com a participação das famílias tradicionais da Romaria, que promoveram o tradicional encontro das folias, levantamentos dos mastros, terço sertanejo, partilha da refeição em volta da fogueira, noite cultural, moda de viola caipira saudando a comunidade, batizados, missas e missa do Romeiro, encerrando a programação da festa na manhã de segunda-feira, 08 de agosto.

Fotos:  Flávio Cavalera

“Dois anos depois comemoramos a volta desta festa tão importante no nosso calendário religioso e cultural. Foi gratificante rezar, rever os fiéis e reunir o nosso povo. Nossa gratidão a todos que participaram conosco e fizeram nossa festa acontecer, foi lindo. Já iniciamos os preparativos para que em 2023, possamos estar unidos para reunirmos mais uma vez na Romaria da Sucupira. Que possamos continuar avançando para águas mais profundas ”, agradeceu o Pároco Padre Tiago Augusto Messias.

Fotos:  Flávio Cavalera

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Gurupi sedia Arena Rock Festival com foco em música autoral e ação beneficente

16 de junho de 2026 - 19:02

Lei inclui pesca esportiva no Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Tocantins

9 de junho de 2026 - 16:41

Governo do Tocantins orienta municípios a restringir uso de recipientes de vidro em praias e eventos

8 de junho de 2026 - 17:14

Ex-prefeito de Fátima é condenado por improbidade administrativa após pagamento de shows que não aconteceram

30 de maio de 2026 - 15:29

Almas sedia primeiro passeio ciclístico ecológico para fomentar o turismo nas Serras Gerais

27 de maio de 2026 - 20:26

SPU orienta municípios do Tocantins sobre regularização de praias fluviais para a temporada 2026

26 de maio de 2026 - 19:27
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.