Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Mulher e Sociedade»Novas metodologias para diagnóstico e tratamento em crianças
Mulher e Sociedade

Novas metodologias para diagnóstico e tratamento em crianças

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de setembro de 2022 - 10:432 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O teste da bochechinha, capaz de detectar mais de 390 genes associados a doenças tratáveis, é um exame realizado a partir de amostra da saliva de bebês recém-nascidos. O exame foi tema de uma apresentação para a comunidade médica do Tocantins, na IV Jornada Tocantinense de Pediatria realizada na semana passada.

Com uma metodologia desenvolvida no Núcleo Técnico Operacional (NTO), de Brasília, o Sabin Medicina Diagnóstica passou a incluir o diagnóstico da Atrofia Medular Espinhal (AME), doença genética que afeta oito mil crianças no Brasil. A doença, no entanto, pode ser tratada se diagnosticada precocemente, o que pode ser feito pela análise de uma amostra de saliva. A inclusão do diagnóstico de AME no teste da bochechinha foi premiada como o melhor trabalho no maior congresso de patologia clínica do mundo, o AACC, em julho último, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

O exame e as doenças que podem ser identificadas pelo exame foram o tema da palestra “Genética: teste do pezinho e bochechinha: ampliação e desafios”, do médico pediatra e geneticistas, Marciel Galera, na Jornada Tocantinense. “Sem ser um substituto do teste do pezinho, este teste é importante pois auxilia no diagnóstico da surdez, doenças neurológicas, AME, e muitas outras”, apontou. A apresentação de Galera foi útil para esclarecer a comunidade médica do estado sobre o exame e seus benefícios.

A biomédica Nayara Borba, gestora do Sabin no Tocantins, também participou do evento e pontuou que a empresa está sempre engajada com a ciência e a humanização do setor de análises clínicas. “Além de oferecer os exames dos recém-nascidos, o Sabin disponibiliza o Canal Médico, com serviços personalizados à comunidade médica, contribuindo para o atendimento às necessidades de informação, conteúdo, esclarecimento de dúvidas e acesso para suporte ao diagnóstico”, pontua. Em 2021, foram realizadas mais de 7,5 mil interações por meio desse canal em todo o país.

A IV Jornada Tocantinense de Pediatria foi realizada com o tema “Desafios do novo pediatra”, entre 15 e 17 de setembro, no palácio do Araguaia, em Palmas. O evento recebeu médicos, acadêmicos, residentes e demais profissionais da área da saúde para debates sobre a prática pediátrica da atualidade. A jornada é uma promoção da Sociedade Tocantinense de Pediatria (Stop), e contou com o apoio do Sabin Medicina Diagnóstica, entre outras empresas.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38

“Vozes que Não se Calam: Gurupi se une contra a violência e em memória das vítimas de feminicídio”

10 de março de 2026 - 14:23

No Dia da Mulher, Dorinha surge com vídeo impactante e mostra força na disputa pelo Governo do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:06

Chayla Félix assume Secretaria da Mulher em Palmas e reforça compromisso da gestão com o combate à violência e ao machismo

7 de março de 2026 - 18:38

Dia internacional da Mulher: Protagonismo feminino ganha destaque em grande festa promovida pela prefeitura de Cariri

7 de março de 2026 - 17:43
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.