Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Dica de Negocio»Pará é o estado da região Norte com mais abertura de empresas, aponta Serasa Experian
Dica de Negocio

Pará é o estado da região Norte com mais abertura de empresas, aponta Serasa Experian

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins31 de janeiro de 2023 - 16:072 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, durante o mês de outubro, o Pará foi o estado da região Norte com o maior número de novos negócios (5.552). Em todo o Brasil, 293.371 empresas foram criadas, sendo 7 em cada 10 (219.154) registradas como Microempreendedores Individuais (MEIs). Confira nos gráficos abaixo os dados completo:

s:

Dentre todas as Unidades Federativas (UFs), o Sudeste liderou o total de aberturas, com 149.075 companhias, e os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ocuparam os três primeiros lugares, nesta mesma ordem. Já o Norte ficou em último, 13.844 companhias, com os estados de Roraima, Acre e Amapá fechando o índice.

 

No comparativo anual, considerando o mesmo mês de 2021, o cenário nacional apresentou uma queda de 9,9%, menor número desde maio de 2020, assim como os MEIs e as Empresas Individuais (-12,3% e -20,5%, respectivamente). Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “essa retração acompanha as contínuas baixas na taxa de desemprego no país que, em outubro, chegou a 8,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a geração de mais empregos, temos uma diminuição no empreendedorismo por necessidade”.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. 

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

 

 

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24

Farm Day Fazendão reúne produtores e empresas em três dias de imersão no agronegócio no sul do Estado

5 de março de 2026 - 22:14

Tocantins mantém liderança e é o maior produtor de arroz da Região Norte, com força de Lagoa da Confusão

2 de março de 2026 - 14:51

Justiça Federal em Araguaína abre hoje processo seletivo para função comissionada

2 de março de 2026 - 09:51

Tocantins dobra renda domiciliar em quatro anos e alcança maior valor per capita do Norte e Nordeste, aponta IBGE

1 de março de 2026 - 17:12
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.