Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»STJ confirma a autonomia da UnirG na adoção de procedimento ordinário para revalidação de diplomas
Cidades

STJ confirma a autonomia da UnirG na adoção de procedimento ordinário para revalidação de diplomas

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, emitiu ontem, 10, duas decisões em favor da Universidade de Gurupi – UnirG, reafirmando a autonomia universitária no processo de Revalidação de Diplomas de graduação em Medicina, expedidos por Instituições de Ensino Estrangeiras. O Conselho Acadêmico Superior da UnirG (Consup) aprovou ontem, 11, os critérios para a celebração de um acordo entre a UnirG e revalidandos (via simplificada – sub judice).
Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins11 de outubro de 2023 - 12:252 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O Ministro destacou que, “conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na Lei n. 13.959/2019, não se vislumbra, por parte das instituições públicas de ensino, quaisquer ilegalidades na adoção de procedimento ordinário para revalidação de diploma de Medicina obtido no estrangeiro, em detrimento ao procedimento simplificado”.

Ainda segundo Falcão, não compete ao Poder Judiciário intervir no critério a ser adotado no processo de revalidação de diplomas. Isso poderia, de forma arbitrária, “interferir em suas atividades discricionárias, decorrentes de exercício de competência própria”.

Para o Ministro, as decisões judiciais que concederam o direito aos candidatos a ingressarem no processo de revalidação pela via simplificada (sem realização de prova) onerou somente a Universidade de Gurupi, “que teve que se adaptar à determinação adotando procedimento diverso além daquele já adotado em sua norma interna”.

Segundo a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, a decisão do Ministro demonstra que, “desde o princípio, houve legalidade nos atos praticados pela UnirG, no âmbito de suas normas internas, ao lançar somente edital para revalidação ordinária. Dessa forma, não há qualquer ilegalidade ao não optar pelo procedimento simplificado, não havendo assim risco para a Instituição no que se refere a pagamento de multas ou eventuais ações de indenização por dano moral ou material”.

Leia os documentos na íntegra:

RECURSO ESPECIAL Nº 2068279 – TO (2023/0131771-6)

RECURSO ESPECIAL Nº 2067783 – TO (2023/0132744-6)

Termo de acordo

O Conselho Acadêmico Superior da UnirG (Consup) aprovou ontem, 11, os critérios para a celebração de um acordo entre a UnirG e revalidandos (via simplificada – sub judice).

Estão previstas duas modalidades de acordo:

I – Validação do tempo de serviço vinculado aos Programas Mais Médicos e/ou Médicos pelo Brasil do Governo Federal;

II – Realização de estudos de complementação por tempo não inferior de 06 (seis) meses;

A resolução com as normativas para o acordo será publicada nos próximos dias no site da UnirG.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Reconhecimento: Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

13 de março de 2026 - 00:41

MPTO investiga série de denúncias de irregularidades contra o prefeito de São Valério, Wada Franciel

12 de março de 2026 - 23:34

Iluminação na BR-242 reforça segurança de pedestres, motociclistas e ciclistas na saída Leste de Gurupi

12 de março de 2026 - 21:50

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Nota de Pesar: Prefeitura de Cariri do Tocantins decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito José Gomes, conhecido como Zé da Máquina

12 de março de 2026 - 14:51
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.