Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 24 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Pisoni Propõe UPA Infantil 24 Horas em Gurupi, inspirado em Araguaína
Eleições

Pisoni Propõe UPA Infantil 24 Horas em Gurupi, inspirado em Araguaína

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins11 de junho de 2024 - 18:033 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Propostas de Saúde São Destaque na Campanha para a Prefeitura

Por Redação

O pré-candidato à prefeitura de Gurupi, Cristiano Pisoni, lançou uma proposta significativa para a saúde do município: a criação de uma UPA Infantil, denominada PAI (Pronto Atendimento Infantil), com funcionamento 24 horas por dia. A ideia surgiu após Pisoni visitar uma unidade semelhante em Araguaína, no início de junho.

“Nossas crianças merecem um espaço de atendimento exclusivo e adequado, disponível em tempo integral. A UPA convencional pode ser um ambiente extremamente estressante para elas, com pacientes em estado crítico e situações de emergência. Podemos mitigar muitos traumas ao criar um local específico para os pequenos em Gurupi”, declarou Pisoni.

A UPA Infantil em Araguaína já atende cerca de 100 crianças diariamente e oferece uma estrutura completa com leitos, recepção, farmácia, salas de classificação de risco, serviços sociais, triagem, nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-X e laboratório. A equipe é composta por mais de 100 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, laboratoristas e técnicos de raio-X.

“Queremos implementar a mesma estrutura em Gurupi. Com equipes bem treinadas, poderemos atender crianças de todas as regiões da cidade, proporcionando mais conforto e segurança tanto para elas quanto para seus pais, que terão a tranquilidade de contar com um atendimento de urgência especializado”, explicou Pisoni.

Além da UPA Infantil, Pisoni apresentou outra proposta inovadora: uma Clínica Escola para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo ele, essas iniciativas garantirão que todas as crianças de Gurupi, sejam típicas ou atípicas, recebam a assistência necessária: “Nenhuma criança pode ficar desassistida. Recentemente, uma mãe de uma criança com Síndrome de Down relatou o descaso e a falta de terapias adequadas para a condição de sua filha. Essas crianças necessitam de uma atenção multidisciplinar e inclusiva. É um direito básico que deve ser assegurado. Em uma cidade do porte de Gurupi, é inadmissível que ainda não tenham tomado essas medidas”, afirmou Pisoni.

Pressão sobre a Prefeitura

A preocupação com o atendimento especializado em saúde veio após Pisoni ouvir as queixas de muitas famílias de crianças com TEA sobre a falta de suporte por parte do município. “Desde que apresentei a proposta da Clínica para crianças com autismo e o Ministério Público fez pressão, a prefeitura improvisou e começou os atendimentos. No entanto, estamos recebendo reclamações sobre a qualidade e a duração dos serviços oferecidos. Estamos atentos”, salientou Pisoni, que tem se comprometido com a causa das famílias de crianças e jovens com deficiência desde o início de sua pré-campanha.

Pisoni lembra que no dia 4 de junho, uma matéria publicada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) reforçou a necessidade de a Prefeitura de Gurupi fornecer tratamento multidisciplinar adequado aos pacientes com TEA, estipulando uma multa diária de R$ 5 mil pelo descumprimento das obrigações impostas judicialmente.

O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, destacou a falta de profissionais qualificados e de um espaço específico para atender à crescente demanda de pacientes com TEA, sublinhando a importância da intervenção precoce e especializada.

Cristiano Pisoni segue empenhado em promover melhorias substanciais na área de saúde infantil em Gurupi, com propostas que visam transformar o atendimento e garantir uma atenção integral e de qualidade para todas as crianças do município.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Ataídes de Oliveira rebate acusações de Vicentinho Júnior e afirma que R$ 6,3 milhões têm origem em transação imobiliária

23 de agosto de 2026 - 22:55

MPE opina pelo indeferimento de candidatura de Gaguim ao Senado por pendências documentais; defesa diz ter apresentado certidões

23 de agosto de 2026 - 22:22

Laurez propõe IPVA Zero no Campo para motocicletas de trabalhadores rurais e defende emancipação de Luzimangues

23 de agosto de 2026 - 18:34

Laurez propõe pavimentação das TO-164 e TO-239 para estimular desenvolvimento da região centro-norte

23 de agosto de 2026 - 11:37

“O povo do Bico do Papagaio abraçou a candidatura de Dorinha”, afirma Eduardo Gomes

23 de agosto de 2026 - 11:08

TRE-TO manda retirar propaganda de Dorinha apontando por Vicentinho que seria veiculada em perfil ligado a funcionário de seu gabinete

23 de agosto de 2026 - 09:29
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.