Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 16 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Estratégias partidárias: Laurez Moreira deverá buscar novo partido em meio ao desafios eleitorais na disputas pelo Governo do Tocantins
Eleições

Estratégias partidárias: Laurez Moreira deverá buscar novo partido em meio ao desafios eleitorais na disputas pelo Governo do Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins15 de maio de 2025 - 11:243 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Com apenas 17 deputados federais e 2 senadores, o PDT enfrenta um cenário desafiador no Congresso Nacional. Este é o partido do vice-governador e pré-candidato ao governo, Laurez Moreira, e do deputado estadual, Gutierres Torquato. Visando fortalecer suas candidaturas em 2026, eles consideram buscar outra legenda que ofereça melhor apoio estrutural, incluindo financiamento, tempo de propaganda e plataformas de comunicação. A situação do PDT se complicou ainda mais após o escândalo de fraude no INSS, levando à destituição de Carlos Lupi, ex-presidente nacional do PDT e então ministro da Previdência Social.

Por Wesley Silas

Restam então, várias opões para Laurez, como caminhar com possibilidade de se manter vice nos grupos partidários da Centro-direita dominados pela senadora Dorinha, Republicano pelo deputado Amélio Cayres e pelo senador Irajá Abreu (PSD); ou continuar costurando com partidos da esquerda ou da centro-esquerda.

Diante dessas circunstâncias, Laurez enfrenta o desafio de escolher um novo partido, já que legendas como União Brasil, PL e Republicanos já têm seus pré-candidatos ao governo, praticamente, definidos. O União Brasil, por exemplo, apoia a senadora Dorinha, enquanto o PL e Republicanos têm Eduardo Gomes e o governador Wanderlei, respectivamente, como candidatos alinhados à sua liderança.

As recentes turbulências internas do PDT, especialmente após a saída de Carlos Lupi do comando da Previdência Social devido a escândalos, têm acelerado este processo de reflexão. Tanto Laurez quanto Gutierres precisam considerar partidos que ainda não tenham definidos seus candidatos, como União Brasil, PL e Republicanos já fizeram.

Este cenário é desafiador em razão das atuais negociações para fusões e federalizações partidárias. O PSDB, que poderia ser uma alternativa, está considerando aliar-se ao MDB e Republicanos, o que torna as opções de esquerda ou centro-esquerda mais atrativas. Nesta dinâmica, membro de partidos com viés centro-esquerda, como o  PSB, que já foi presidido por Laurez, agora presidido no Tocantins por Carlos Amastha  avança negociação para formar uma federação com o Cidadania para o cenário 2026 e pós 2026 e até abril de 2026 a federação do PT, PV e PCdoB deverá decidir se continua suas alianças.

Dinâmica e estratégia eleitoral no Tocantins

A política do Tocantins exige atenção às diferentes densidades eleitorais. A região central, incluindo Palmas, Porto Nacional e Paraíso, conta com mais de 291 mil eleitores, enquanto Araguaína e seus arredores somam cerca de 118 mil. Já o Bico do Papagaio possui 176 mil eleitores distribuídos em 27 municípios. Contra isso, a região de Gurupi, apesar de sua tradição política, apresenta uma desvantagem com 142.524 eleitores.

Laurez e Gutierres devem, portanto, estruturar suas campanhas com um foco claro nas áreas de maior concentração de eleitores e nas articulações partidárias que melhor suportem seus objetivos. A decisão sobre uma possível mudança de partido será de extrema importância para enfrentar a disputa de 2026 com competitividade e eficácia.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.