Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»União Brasil decide romper com governo Lula e entregará ministérios
Política

União Brasil decide romper com governo Lula e entregará ministérios

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins3 de agosto de 2025 - 09:332 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

A cúpula do União Brasil definiu sua saída do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comunicou que devolverá dois dos ministérios ocupados pela legenda. A decisão,segundo a coluna da jornalista Andreza Matais, do Metrópoles, deve ser formalizada até setembro e marca o rompimento definitivo da sigla com o Palácio do Planalto.

Dos três ministros hoje ligados ao União Brasil, apenas Celso Sabino (Turismo) é filiado ao partido. Segundo apuração da coluna, ele corre risco de ser expulso da legenda caso insista em permanecer no cargo como nome de confiança pessoal do presidente Lula. Outro nome que deverá deixar o governo é Frederico Siqueira, atual ministro das Comunicações. Embora não seja filiado a nenhuma sigla, sua nomeação foi uma imposição direta do União Brasil — e com a decisão do partido, ele também será orientado a se afastar.

A exceção é Waldez Góes, ministro da Integração Nacional. Filiado ao PDT, ele se mantém no cargo graças ao apadrinhamento do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP). A influência de Alcolumbre é tamanha dentro da legenda que nem o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, interfere em seus espaços no governo.

A debandada do partido acentua as dificuldades da base aliada na Câmara. O União Brasil conta com 59 deputados federais, sendo a terceira maior bancada da Casa — atrás apenas do PL (99) e do PT (67). Sem o apoio do partido, Lula enfrentará obstáculos ainda maiores para aprovar propostas importantes, especialmente aquelas voltadas à viabilização de sua tentativa de reeleição em 2026.

Ainda de acordo com a reportagem, a decisão de sair do governo está ligada à certeza de que a legenda não apoiará Lula no próximo pleito presidencial. Essa postura, no entanto, já estava desenhada desde abril, quando o União Brasil selou uma federação com o Progressistas (PP), partido que faz oposição sistemática ao governo. A federação exige que ambos apoiem o mesmo candidato à Presidência.

O estopim para a saída antecipada foi a repercussão de uma fala de Antonio Rueda durante evento da XP Investimentos em São Paulo. O presidente do União Brasil criticou duramente o governo federal, dizendo que à gestão Lula falta “coragem” e “seriedade”. Rueda também defendeu publicamente a substituição do petista em 2026.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

No Dia da Mulher, Dorinha surge com vídeo impactante e mostra força na disputa pelo Governo do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:06
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.