Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 9 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Tocantins soma 10,5 mil casos de câncer em três anos; doença matou 1.450 pessoas em 2025
Notícias

Tocantins soma 10,5 mil casos de câncer em três anos; doença matou 1.450 pessoas em 2025

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins4 de fevereiro de 2026 - 19:122 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Números reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para reduzir mortes
Por Redação

O Tocantins registrou 10.551 novos casos de câncer entre 2023 e 2025 e 1.450 mortes associadas à doença somente no ano passado, segundo dados consolidados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram 2.868 diagnósticos em 2023, 4.430 em 2024 e 3.253 em 2025, números que evidenciam o câncer como um dos principais desafios da saúde pública no Estado e reforçam a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso contínuo ao tratamento como estratégias centrais para reduzir a mortalidade.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a pauta ganha relevância diante de um cenário que combina aumento da incidência, impacto social e pressão sobre os serviços de saúde. Especialistas apontam que, apesar da complexidade do câncer, uma parcela significativa dos casos pode ser evitada ou controlada quando fatores de risco são reduzidos e a doença é identificada ainda em estágios iniciais.

A oncologista Marina Vasco ressalta que o enfrentamento do câncer passa, necessariamente, pela prevenção e pela informação qualificada. “Grande parte dos cânceres está relacionada a fatores modificáveis, como tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada e consumo de álcool. Atuar sobre esses fatores é tão importante quanto tratar”, afirma. Segundo ela, a realização periódica de exames preventivos e a atenção aos sinais iniciais são decisivas para o sucesso do tratamento. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menores os impactos físicos e emocionais para o paciente”, diz.

A médica destaca ainda que a educação em saúde tem papel estratégico na redução do estigma que ainda envolve a doença. “O medo faz com que muitas pessoas adiem a busca por atendimento. A informação clara e acessível ajuda a quebrar mitos e aproxima a população dos serviços de saúde”, afirma Marina Vasco.

No Tocantins, o atendimento oncológico é estruturado em rede, com a Atenção Primária como porta de entrada do sistema. As Unidades Básicas de Saúde são responsáveis por identificar casos suspeitos e encaminhar os pacientes para investigação diagnóstica e, quando necessário, para tratamento em unidades de alta complexidade. A organização dos fluxos busca reduzir o tempo entre a suspeita e o início da terapia, fator considerado determinante para o prognóstico.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

Circuito Tocantinense da Pesca deve injetar R$ 50 milhões na economia e consolidar Estado como polo nacional do turismo de pesca

9 de março de 2026 - 17:52

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Motorista morre em colisão frontal na BR-153 entre Gurupi e Cariri, no sul do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:33

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.