Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 30 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Luta interna no PSDB: destituição de Cinthia Ribeiro acende crise e mobiliza PSDB-Mulher Nacional
Política

Luta interna no PSDB: destituição de Cinthia Ribeiro acende crise e mobiliza PSDB-Mulher Nacional

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de fevereiro de 2026 - 10:423 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A retirada da ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro da presidência do PSDB no Tocantins desencadeou uma crise interna e expôs uma disputa de força entre a direção nacional do partido e o setor feminino da legenda. Em manifestação divulgada em 24 de fevereiro, data simbólica para a conquista do voto feminino no Brasil, o PSDB-Mulher Nacional repudiou a decisão e apontou riscos à democracia interna.

Por Wesley Silas

A destituição de Cinthia Ribeiro do comando estadual do PSDB no Tocantins provocou imediata reação das coordenadorias regionais do PSDB-Mulher Nacional, que interpretaram a mudança como um movimento que enfraquece a participação feminina na estrutura partidária. A manifestação (leia aqui) foi entregue diretamente ao presidente da Executiva Nacional, Aécio Neves, durante reunião em Brasília, na terça-feira (24).

O ex-governador de Goiás e ex-presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, participou virtualmente do encontro e se posicionou contra a medida. Segundo as lideranças femininas, a troca ignora o diálogo interno e rompe processos de construção coletiva que historicamente sustentam o partido.

A deputada Emília Pessoa (CE) representou as coordenadoras regionais do PSDB-Mulher e leu o manifesto em defesa de Cinthia. Ela destacou o descontentamento com o tratamento dado à ex-prefeita de Palmas, uma liderança de projeção nacional dentro da legenda.

A nota enfatiza que Cinthia Ribeiro “não é apenas uma liderança estadual, mas a única mulher reeleita à frente de uma capital brasileira nas eleições de 2020, ex-prefeita de Palmas, presidente nacional do PSDB-Mulher e figura central na defesa da participação feminina na política”. Para o grupo, a forma como a substituição foi conduzida — sem debate amplo, sem amadurecimento interno e por um parlamentar recém-filiado — revela um método que desconsidera o papel das mulheres nas decisões partidárias.

O episódio ganha maior relevância porque atinge diretamente a dirigente que comanda, há quase três décadas, o segmento responsável por formação política, mobilização territorial e estímulo às candidaturas femininas dentro do PSDB. Para o PSDB‑Mulher Nacional, não se trata de um ajuste administrativo, mas de um movimento que enfraquece a política de gênero da legenda e envia um sinal negativo às mulheres que disputam espaços de decisão.

Setor feminino do partido reage à troca no comando do PSDB no Tocantins e critica método que fragiliza a representação das mulheres nas instâncias de poder.

Além de defender a permanência de Cinthia na presidência estadual do PSDB, a nota solicita a criação de uma Comissão de Reestruturação do PSDB-Mulher, formada por representantes regionais, com o objetivo de fortalecer institucionalmente a participação feminina.

A disputa interna expõe uma contradição histórica: partidos costumam celebrar a presença feminina, mas falham em garantir que essas lideranças tenham autonomia e estabilidade dentro das estruturas de poder. A destituição de Cinthia Ribeiro, sem debate e substituída por um quadro recém-chegado, revela um modelo de gestão vertical que contrasta com o discurso de renovação e democracia interna.

Se o PSDB pretende manter relevância nacional e fortalecer sua imagem institucional, precisará responder à pergunta que emergiu do episódio: qual o lugar real das mulheres nas decisões partidárias?
Cinthia Ribeiro Eleições 2026 Luta interna no PSDB Vicentinho Júnior
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Municípios do Tocantins recebem R$ 1,3 milhão em recursos federais de Vicentinho para infraestrutura e turismo

30 de março de 2026 - 09:59

Eleições de 2026 terão recorde de mulheres à frente dos TREs

29 de março de 2026 - 10:13

Com apoio de Wanderlei Barbosa e prefeitos, Professora Dorinha oficializa pré-candidatura ao Governo

28 de março de 2026 - 15:59

Luana Nunes oficializa filiação ao União Brasil durante lançamento da pré-candidatura de Dorinha ao Governo

28 de março de 2026 - 13:43

MDB e PSDB articulam chapa com Amélio Cayres na vice de Vicentinho Jr. e forte apoio do segmento evangélico

28 de março de 2026 - 09:59

Senador Eduardo Gomes projeta maior transformação da história e reforça unidade política no lançamento da pré-candidatura de Dorinha ao Governo do Tocantins

28 de março de 2026 - 09:25
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.