Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 14 outubro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Gurupiense Mateus Simões assume o Governo de Minas Gerais neste domingo
Política

Gurupiense Mateus Simões assume o Governo de Minas Gerais neste domingo

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins21 de março de 2026 - 19:522 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Em um momento histórico para o Tocantins e para a política mineira, o gurupiense Mateus Simões (Novo) toma posse como governador do Estado de Minas Gerais neste domingo (22). A solenidade ocorre na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, a partir das 10h, sob a condução do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite.

Trajetória e Perfil

Natural de Gurupi (TO), Mateus Simões completou 45 anos no último dia 9 de março. Advogado com mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos — instituição onde também lecionou —, Simões possui uma carreira consolidada na administração pública e no legislativo.

Procurador licenciado da ALMG, ele iniciou sua trajetória parlamentar como vereador em Belo Horizonte pelo Partido Novo. Antes de ser eleito vice-governador na chapa de Romeu Zema, ocupou a função estratégica de Secretário-Geral de Estado, o que lhe conferiu ampla experiência na gestão direta da máquina pública mineira.

A Solenidade de Posse

A cerimônia deve reunir a alta cúpula da política nacional e estadual. Além dos parlamentares anfitriões, confirmaram presença ex-governadores, membros das bancadas federal e do Senado, reitores de universidades, além de representantes da cúpula do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e prefeituras.

Os ritos institucionais terão início no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao), onde Simões será recebido com as honras militares dos Dragões da Inconfidência, o grupamento de honra da Polícia Militar mineira.

Na sequência, o governador empossado será conduzido ao Plenário por uma comitiva de deputados. No local, ocorrerá a composição da mesa de honra e a leitura dos termos protocolares, oficializando a transmissão de cargo e o início de sua gestão à frente do segundo estado mais populoso do Brasil.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Vicentinho consegue em Araguatins adesão de mais três vereadores

13 de outubro de 2026 - 23:02

Vereadores puxam, nesta quarta-feira , ato de apoio à Professora Dorinha em Palmas

13 de outubro de 2026 - 22:46

Flávio abre 10 pontos de vantagem para Lula em votos válidos no 2º turno

13 de outubro de 2026 - 17:30

Comitiva de peso do Tocantins vai a São Paulo para anúncio de apoio do MDB estadual a Flávio Bolsonaro

13 de outubro de 2026 - 13:12

Ronaldo Dimas e deputado Tiago Dimas declaram apoio a Vicentinho Júnior no segundo turno

13 de outubro de 2026 - 10:44

Campanha de Dorinha reformula estratégia, foca no corpo a corpo e busca ampliar vantagem no Sul do Estado

13 de outubro de 2026 - 10:07
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.