Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 15 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Presidente Lula nomeia Bruna Bonilha como juíza substituta do TRE-TO por indicação de Kátia Abreu
Política

Presidente Lula nomeia Bruna Bonilha como juíza substituta do TRE-TO por indicação de Kátia Abreu

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins15 de agosto de 2026 - 17:472 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou a advogada Bruna Bonilha de Toledo Costa Azevedo como juíza substituta da classe dos juristas no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A nomeação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 13, preenche a vaga decorrente do encerramento do mandato do advogado Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro. A escolha contou com articulação direta da ex-senadora e coordenadora de campanha de Lula no Tocantins, Kátia Abreu (PT).

Tramitação e Lista Tríplice

A indicação de Bruna Bonilha decorreu de lista tríplice enviada pelo TRE-TO ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que posteriormente submeteu o processo à Presidência da República. Além da nomeada, a lista era composta pelos advogados Alexsander Ogawa e Marcello Bruno Farinha das Neves.

A ex-senadora Kátia Abreu confirmou sua influência na escolha junto ao Palácio do Planalto. Em mensagem enviada ao Portal Atitude, Kátia Abreu declarou: “Minha candidata com Lula. Recebi retorno direto do Planalto”.

Formação Acadêmica e Atuação Profissional

Bruna Bonilha é graduada em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (2007) e possui pós-graduação em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de extensão em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e especialização em Direito Civil e Processo Civil pela ATAME. Atualmente, cursa MBA em Saneamento e Estruturação de Novos Negócios pelo Instituto de Direito Público (IDP).

Sua trajetória profissional abrange atuação jurídica em diversas áreas, com ênfase em direito ambiental, agrário, cível, do consumidor, de família e sucessões, além de demandas voltadas aos setores elétrico, de saneamento básico, empresarial e societário.

Alinhamento político na articulação de vagas para órgãos do judiciário no estado.

A nomeação da advogada Bruna Bonilha de Toledo Costa Azevedo para o cargo de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e avalizada pela coordenadora de campanha de Lula no Tocantins, Kátia Abreu (PT), evidencia o alinhamento político na articulação de vagas para órgãos do judiciário no estado. O episódio reforça a influência de lideranças partidárias locais junto ao governo federal na indicação de cargos de relevância institucional no âmbito eleitoral.

Bruna Bonilha Kátia Abreu TRE
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Alfredo Júnior debate demandas de Gurupi em encontro com lideranças políticas local

14 de agosto de 2026 - 17:10

TSE mantém mandato de deputado Luciano Oliveira por unanimidade

14 de agosto de 2026 - 16:34

TSE restabelece filiação de Flávio Bolsonaro ao PL e libera registro de candidatura

13 de agosto de 2026 - 17:51

Vicentinho supera 100 km em caminhada ao Bonfim e une fé à estratégia de campanha

13 de agosto de 2026 - 17:26

Vereador mais votado de Formoso do Araguaia, cacique Micael Javáe declara apoio ao Coronel Barbosa

13 de agosto de 2026 - 12:34

Laurez Moreira embarca hoje à Brasília para encontro com Presidente Lula

13 de agosto de 2026 - 11:35
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.